As 10 pessoas mais ricas do mundo ficaram mais ricas em 2020

As 10 pessoas mais ricas do mundo ficaram mais ricas em 2020

As 10 pessoas mais ricas do mundo não estão mais pobres, como se esperaria em meio a quarentena. Elas estão US$ 76 bilhões mais ricas. Existem dois brasileiros na lista: Joseph Safra e Aloysio de Andrade Faria.

Por Redação em 26/08/2020

O site Visual Capitalist publicou uma lista das pessoas mais ricas do mundo em determinadas categorias, com base na Lista dos Bilionários da Forbes. Aloysio de Andrade Faria, brasileiro, está na lista dos dez ricos mais velhos e Joseph Safra, também brasileiro, está na lista das dez pessoas mais ricas do setor de finanças.

As categorias são: geral, mulheres, chineses, mais velhos, mais novos, mais recentes, pessoas no setor de tecnologia e pessoas no setor de finanças.

No ano passado, a riqueza controlada pelos 10 maiores bilionários do mundo aumentou em mais de 76 bilhões de dólares.

As pessoas mais ricas do mundo e a Covid-19

Na verdade, ao contrário do que seria esperado, muitas das pessoas mais ricas do mundo viram sua riqueza aumentar a patamares inéditos com o desenrolar da Covid-19. Com as medidas adotadas por diversos governos, na verdade.

A fortuna de Jeff Bezos, CEO da Amazon e homem mais rico do mundo, saltou de cerca de 131 bilhões de dólares em 2019 para 145 bilhões de dólares esse ano. Ele está 14 bilhões mais rico.

Bill Gates, o segundo da lista, está cerca de 7 bilhões de dólares mais rico.

Na verdade, com exceção de Amancio Ortega e Warren Buffett, todos os presentes na lista dos 10 mais ricos no geral estão pelo menos 1 bilhão de dólares mais ricos.

A Covid-19 parece ter ajudado algumas dessas pessoas. Jitse Groen viu sua empresa de entrega de alimentos, a Takeaway.com, se expandir. A Takeaway.com opera atualmente em 11 países da Europa e recebeu aprovação regulatória para concluir uma fusão de 7,6 bilhões de dólares com a JustEat em abril.

Forrest Li, que dirige a Sea, uma empresa de jogos online e comércio eletrônico, também se beneficiou da quarentena. A Tencent e a empresa de private equity General Atlantic estão entre seus principais stakeholders.

Os brasileiros que estão na lista

Aloysio de Andrade Faria tem 99 anos e é natural de Belo Horizonte. Ele é o criador e dono do Grupo Alfa, que atua em diversos setores, inclusive o financeiro e o de agronegócio. Ele também é conhecido por ser o fundador do Banco Real, instituição financeira que foi conhecida como uma das maiores do Brasil.

Joseph Safra tem 82 anos e é o fundador do Banco Safra, a 4ª maior instituição financeira privada do país. Apesar de ter nascido no Líbano, veio ainda jovem para São Paulo, onde fundou o banco.

Para ler a matéria completa, acesse o site Visual Capitalist.


Foto: Matt Lamers.