AltaVista: cinco curiosidades sobre o buscador dos anos 90

AltaVista: cinco curiosidades sobre o buscador dos anos 90

O AltaVista, buscador pioneiro na Internet, completou 25 desde o seu lançamento. Confira a trajetória do buscador que virou um verdadeiro dinossauro nos dias atuais.

Por Redação em 08/04/2021

O buscador AltaVista, pioneiro na Internet, completou 25 anos desde o seu lançamento.

Quando o Google ainda não era o queridinho entre os buscadores, o AltaVista foi uma das ferramentas que fez muito sucesso em meados dos anos 90

Apesar do grande sucesso da ferramenta AltaVista, o buscador ficou em segundo plano até desaparecer completamente em 2013.

De acordo com o Portal Techtudo, antes desse declínio, o buscador inaugurou uma série de avanços no setor de mecanismos de pesquisa e “permitiu que os usuários acessassem muitos conteúdos com uma rapidez sem precedentes até então”.

Confira a seguir, uma parte da trajetória do AltaVista, do nascimento à queda, e conheça algumas curiosidades sobre esse buscador que virou um verdadeiro dinossauro.

1. Significado do nome AltaVista

“AltaVista” significa “vista de cima”. A inspiração para o nome veio das vistas panorâmicas de Palo Alto, cidade da Califórnia onde a Digital Equipment Corporation (DEC), empresa que criou o buscador, estava sediada.

2. Criado para demonstrar a performance de um supercomputador

O AltaVista surgiu de um teste com o objetivo de provar o desempenho de um supercomputador. Enquanto isso, o Google nasceu a partir de uma dissertação de doutorado sobre as propriedades técnico-matemáticas da Internet.

Em 1995, cientistas do laboratório de pesquisa da Digital Equipment Corporation criaram o AlphaServer 8400 TurboLaser. Com seu processador de 64 bits, ele poderia pesquisar bancos de dados muito mais rápido que os concorrentes.

3. Sucesso nos anos 90

O lançamento do AltaVista foi um sucesso: só em 15 de dezembro de 1995, mais de 300 mil usuários fizeram buscas na ferramenta.

O buscador era capaz de indexar cerca de dez vezes o número de páginas que os mecanismos de pesquisa concorrentes podiam suportar.

O jornal The New York Times afirmou na época que o buscador permitia fazer “pesquisas altamente segmentadas” e ressaltou a velocidade da ferramenta.

4. Pioneirismo no mercado de buscadores

Engana-se quem pensa que o sucesso do AltaVista ocorreu apenas devido à rapidez e qualidade dos resultados.

O AltaVista foi pioneiro no setor de mecanismos de pesquisa e introduziu muitos recursos avançados. Dessa forma, ele foi o primeiro a permitir que os usuários fizessem pesquisas usando uma linguagem natural.

5. Motivos para o fracasso do buscador AltaVista

Com o lançamento do Google, em 1998, o buscador AltaVista começou a entrar em declínio.

Com isso, vieram as mudanças na gestão comercial da DEC. A empresa foi adquirida no mesmo ano pela Compaq, que transformou, em 1999, a página simples e objetiva do mecanismo de buscas em um portal desorganizado.

De acordo com o Techtudo, esse afastamento da experiência de pesquisa simplificada do AltaVista fez com que os usuários começassem, pouco a pouco, a recorrer ao Google.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Reprodução/Wikipedia.