Adam Smith e sua obra

Adam Smith e sua obra

Adam Smith foi um economista e filósofo escocês do século XVIII e é considerado o pai da economia moderna.

Por Redação em 20/01/2023

Adam Smith foi um economista e filósofo escocês do século XVIII e é considerado o pai da economia moderna. Ele é conhecido por sua obra “A Riqueza das Nações”. A obra é considerada uma das principais obras da economia clássica e que ainda é estudada e debatida hoje.

Adam Smith e a teoria de livre mercado

Uma das principais contribuições de Smith foi a teoria do livre mercado. Ela afirma que o mercado livre é a melhor forma de organizar a economia.

De acordo com a teoria, as pessoas agem de forma egoísta. “A busca de interesse próprio é o que impulsiona a economia”.

Ele também argumentou que o mercado livre é capaz de alocar recursos de forma eficiente. Todavia que a intervenção governamental tende a causar distorções e ineficiências na economia.

“Mão invisível”

Smith também desenvolveu a teoria da “mão invisível”. De acordo com ela, em um mercado livre, as pessoas agindo em seus próprios interesses, acabam beneficiando a sociedade como um todo.

O livre comércio é benéfico para todos, pois permite que as pessoas obtenham bens e serviços a preços mais baixos. Dessas forma, as empresas são produzem de forma mais eficientemente.

Smith também foi um defensor da divisão do trabalho e da especialização. Essas práticas aumentam a eficiência econômica, pois permitem que as pessoas se concentrem em atividades específicas. Isso as tornam mais produtivas.

Essas práticas são benéficas para a sociedade como um todo, pois permitem que as pessoas obtenham bens e serviços a preços mais baixos.

Em suma, a obra de Adam Smith é considerada uma das principais obras da economia clássica e suas teorias ainda são estudadas e debatidas hoje.

Destaque para as teorias: livre mercado, mão invisível, divisão do trabalho e especialização. Esses são alguns dos principais tópicos de sua obra. As teorias continuam a influenciar na economia moderna. Além disso, sua obra também é importante para outros campos, como a filosofia política e a sociologia.

Fonte: OpenAI.


Foto: reprodução/ Youtube.