Empréstimo em Banco Digital: como funciona?

Empréstimo em Banco Digital: como funciona?

O modelo tradicional de instituição bancária sofreu alterações com a chegada da tecnologia. Veja como ficou o empréstimo em banco digital.

Por Redação em 30/03/2021

O modelo tradicional de instituição bancária sofreu alterações com a chegada da tecnologia. O mercado se aqueceu e os bancos digitais começaram a conquistar seu espaço. Por conta disso, serviços que até então levavam tempo para se concretizarem agora são feitos com muita rapidez. Por exemplo, você já solicitou um empréstimo em um banco digital? Eles acontecem, na maioria das vezes, em um único clic.

E as vantagens não param por aí. A operação digital conta com a praticidade do atendimento on-line, com menos burocracia e, muitas vezes, na palma da mão.

Sim, é verdade que muitos bancos tradicionais estão aderindo às plataformas digitais, mas isso não significa exatamente que eles sejam bancos digitais.

Empréstimo em banco digital: o que é?

Com o surgimento dos bancos digitais, os bancos tradicionais estão alterando suas estruturas e suas estratégias. Afinal de contas, é preciso manter-se atrativo para continuar na competição em busca de clientes perfeitos.

De acordo com o Blog O Melhor Trato, a cada dia os empréstimos se tornam mais flexíveis para os clientes que precisam de dinheiro ou que optam por fazer qualquer outra operação, como investimento ou capitalização.

“A comodidade e a simplicidade é o que mais se procura nos dias de hoje”.

Vale a pena fazer um empréstimo em Banco Digital?

Na maioria das vezes, as tarifas de bancos digitais são em mais acessíveis. Isso porque a estrutura desse modelo bancário é muito mais enxuta.

Afinal de contas, um banco digital não tem os custos de uma agência fixa para bancar. A diferença já começa por aí.

Confira algumas das vantagens de um banco digital:

  • Você pode contratar de sua casa;
  • Os custos podem ser menores;
  • Você simula sem sair de sua casa;
  • Em apenas poucos minutos, você pode comparar as taxas entre diferentes bancos;
  • O cadastro e conta corrente também podem ser feitos de seu celular ou do computador;

Entre outras.

Como funciona esse novo modelo?

O modo de funcionamento de um banco digital e de um banco tradicional são diferentes, embora os produtos oferecidos sejam muito semelhantes: empréstimos pessoais, seguros e etc.

A grande diferença é justamente a possibilidade de fazer tudo online, desde a contratação dos empréstimos aos seguimentos da dívida.

Um cliente que contrata um empréstimo em bancos digitais tem acesso a dívida ou ao contrato o tempo todo, de modo que o ele pode conferir o número de parcelas e o saldo restante na hora que bem entender, por exemplo.

Taxa de juros

Essa geralmente é a questão central quando se faz um empréstimo em bancos digitais: a taxa de juros.  

“Para isso, não há uma resposta concludente. Uma coisa é verdade: a taxa efetiva total, decorrente da soma de todos os custos, será menor. Pois ao não precisar de uma equipe de forma presencial, esses custos não terão incidência no empréstimo que o cliente pagará. Mas, mesmo assim, a taxa de juros é definida para cada banco e em função do perfil do cliente”, aplica o Blog.

Para saber mais sobre o assunto e ler a matéria na integra, clique aqui.


Foto: Dan Nelson.