Vertical commerce: saiba como o conceito está redefinindo o e-commerce

Vertical commerce: saiba como o conceito está redefinindo o e-commerce

Vertical commerce: basicamente, um e-commerce que tem especialidade em um tipo de produto, como sapatos ou roupas de bebês.

Por Redação em 21/07/2021

Você já ouviu falar de vertical commerce? Ele têm facilitado a vida de muitos empresários e de muitos consumidores.

O que é vertical commerce?

Em resumo, as empresas de e-commerce horizontais são aquelas que vendem produtos de um grande número de categorias. A Amazon, por exemplo, vende livros, móveis, alimentos e etc.

Em contrapartida, players verticais de e-commerce são especialistas. Portanto, um varejista on-line que vende apenas produtos para bebês é um negócio de e-commerce vertical, assim como aquele que vende apenas sapatos.

O início e perspectivas para o futuro

O conceito vertical commerce começou a ser desenvolvido há pouco mais de um ano por Andy Dunn, CEO da Bonobos. Também é destacado por alguns estudiosos como e-commerce 2.0 ou Digitally Native Vertical Brand (DNVB). De modo geral, a marca, o fabricante e o varejista são todos a mesma empresa – nascida digitalmente, ela atua no formato de venda direto ao consumidor final (DTC).

A força do vertical commerce nos EUA se deu, especialmente, com o crescente domínio da Amazon naquele mercado, diminuindo o espaço de varejistas online tradicionais que se viram dependentes da venda via marketplace para a gigante de Jeff Bezos.

Frequentemente, lojas que vendem produtos de terceiros se veem pressionadas com margens apertadas e alta concorrência, freando a escala e o crescimento das vendas. Nesse sentido, marcas que conseguiam trazer uma experiência de compra única, diferenciada, com controle das margens e do relacionamento com o cliente, poderiam destacar-se e crescer sem limites, como foram os casos das vertical commerce.

Um grande benefício é que reunir diversas pessoas com a mesma sensação de carência já cria um grupo interessado e potencial de compra. Por mais “nichada” que a demanda for, com a cobertura de internet cada vez maior, é possível encontrar os poucos interessados em cada pequena cidade no interior de grandes regiões – que totalizando geram um volume representativo para iniciar o negócio.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Mike Petrucci.