Rastreamento de containers: Maersk cria plataforma blockchain

Rastreamento de containers: Maersk cria plataforma blockchain

Rastreamento de containers: IBM e Maersk utilizam blockchain para criar a TradeLens, plataforma que atende 50 portos e terminais.

Por Redação em 26/07/2021

O rastreamento de containers foi simplificado.
A novidade foi anunciada pela IBM e a Maersk que juntas desenolveram a TradeLens, uma plataforma que utiliza blockchain para o rastreamento de containers.
Além disso, a ideia otimiza a operação, de forma que processo e os fluxos de documentação comercial passam a ser digitalizados, por exemplo.
“Nas últimas décadas, a região experimentou um avanço na operação de seus portos, aumentando a eficiência operacional em mais de 20%. No entanto, ainda estamos longe de países mais avançados.”
De acordo com os administradores da plataforma, a ideia é trazer o crescimento junto com a TradeLens.

Rastreamento de containers: a tecnologia

De acordo com a vice-presidente de nuvem e software cognitivo da IBM América Latina, a TradeLens conta com a expertise da IBM: IBM Blockchain em IBM Cloud.
O uso da tecnologia está voltada justamente para o posicionamento do serviço na América Latina e nas grandes ligas comerciais do mundo.
A plataforma TradeLens interliga exportadores, linhas de navegação, operadores portuários e terminais, transporte terrestre e autoridades alfandegárias através do acesso em tempo real a documentos de envio de dados.
Um dado bastante revalador é que atualmente, a plataforma processa cerca de 10 milhões de eventos por semana.
“A participação em todo o ecossistema da cadeia de suprimentos está demonstrando o verdadeiro valor da plataforma digital TradeLens. Temos uma base sólida para desenvolver, por exemplo, prestadores de transporte terrestre, despachantes de carga, alfândegas e outras entidades governamentais para ingressar no ecossistema e explorar os benefícios da digitalização dos fluxos comerciais da América Latina”, comenta Lars Nielsen, presidente da Maersk América Latina e Caribe.
Para saber mais, clique aqui.


Foto: Thais Morais.