Prefeito de Colatina e candidatos propõem mandato único

Prefeito de Colatina e candidatos propõem mandato único

A velha política ficou para trás e propostas de candidaturas de um único mandato conquistam cada vez mais espaço e a confiança do eleitor.

Por Redação em 21/09/2020

Desde que o Presidente Jair Bolsonaro tomou posse, as ideias liberais estão em alta no Brasil. E não é por acaso. A velha política ficou para trás e propostas de candidaturas de um único mandato conquistam cada vez mais espaço e a confiança do eleitor, como é o caso do Prefeito de Colatina.

E nesta batalha, quem ganha é o cidadão. Afinal de contas, o vereador que é eleito para o mandato de quatro anos (período previsto pela legislação brasileira), deve se dedicar única e exclusivamente a realizar projetos dentro destes quatro anos.

Da mesma forma, o prefeito. Em outras palavras, quatro anos para realizar um projeto é bastante tempo.

“Política não é profissão”, afirma o ideólogo, jornalista e militante pela liberdade, Paulo Batista. De acordo com ele, “aquele que serve à polis (cidade-estado), vai compreender que a sua participação não pode e não deve ser perpétua”.

Candidaturas de único mandato

Se pensarmos a Prefeitura ou a Câmara de Vereadores como uma empresa, e tivermos que realizar um projeto dentro de quatro anos nessa empresa, você realmente acreditaria que seriam necessários outros quatro anos?

A legislação brasileira permite dois mandatos consecutivos para a prefeitura e não determina a quantidade de mandatos consecutivos para vereadores.

Em outras palavras, quatro anos é tempo suficiente para montar uma estrutura e desenvolver um bom projeto.

Reinaldo Camargo, candidato a vereador, também acredita na eficácia de um único mandato. “Um político que se propõe a não se perpetuar no poder tende a votar o que deve ser votado”, exalta.

Segundo ele, o vereador de um mandato só precisa treinar e motivar novos candidatos praticando um mandato coletivo, “além de oferecer aquilo que chamamos de gabinete compartilhado como ambiente de trabalho para exercer o seu papel público”, explica.

Nesse sentido, Paulo Batista explica que não existe uma justificativa plausível para um político permanecer por vários mandatos no poder. Segundo ele, isso é contra a democracia.

Todos ganham

A grande vantagem para a população é que o candidato eleito em um único mandato não estará buscando seu autopromover, mas sim fazer algo efetivo para a população e a cidade.

“Ele certamente estará engajado para fazer o máximo no menor tempo possível, em benefício da população”, aponta Paulo Batista.

Paulo Batista explica que quem pensa no próximo, na cidade, no social, não pensa na carreira. Pensa no projeto. Uma vez que a pessoa já teve experiência como prefeito, cabe a ela deixar os projetos muito bem encaminhados para que seu sucessor de continuidade ao projeto.

“Um único mandato significa a moralidade, a transformação da pessoa pública em um trabalho voluntário (futuro)”.

De acordo com ele, cerca de 80% dos políticos que realmente querem fazer o bem ao próximo, voltarão a assumir projetos de maneira voluntária em benefício do próximo e da cidade, sem precisar um mandato remunerado para isso.

“Um único mandato vai separar o joio do trigo. Põem um ponto final nos políticos profissionais, os parasitas que prejudicam o desenvolvimento da sociedade e acabam usurpando o dinheiro dos pagadores de impostos”, finaliza.

Mandato único do Prefeito de Colatina

O prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli, transformou a cidade em um verdadeiro canteiro de obras desde o dia em que assumiu a prefeitura, no início de 2017.

Com o intuito de tornar a cidade mais conhecida, criou um folder de divulgação dos benefícios e dos pontos fortes da cidade.

Desta forma, a cada viagem que fazia, levava seu material para divulgar Colatina. Neste material, feito no início do seu mandato, dizia que ele não seria candidato a reeleição.

Sergio Meneguelli passou os quatro anos de governo fazendo esta mesma afirmação.

Colatina se tornou uma cidade especial, com saneamento básico, educação em dia, postos de saúde reformados, espaços de lazer para o cidadão, pontos turísticos, entre outros.

E antes que você que você diga que o prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli, mudou de ideia, ledo engano.

Em setembro (2020), um pronunciamento oficial foi divulgado. Em suma, ele falou sobre a importância de um único mandato para a cidade.

“Eu sou contra um prefeito disputar reeleição e continuar no poder. Prefeito não é dono da cidade. A reeleição as vezes cria vícios de grupos. Eu estou sendo honesto com meus princípios e com a cidade”, declarou.

Veja o vídeo completo do Prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli, divulgado em seu próprio canal.

Foto: reprodução/Youtube.