Eleições 2020: atenção na hora de escolher o candidato e de votar

Eleições 2020: atenção na hora de escolher o candidato e de votar

O TSE instituiu regras para a contenção do vírus chinês durante a eleição. Quem se recusar à cumpri-las, não poderá votar.

Por Redação em 11/09/2020

Na publicação 10 dicas sobre como escolher seu candidato, o altavista.news deu algumas diretrizes importantes na hora de fazer sua escolha. É preciso ficar atento ao histórico profissional e político do seu candidato, além de conhecer seus valores morais e seu partido.

Entretanto, nas eleições de 2020, o eleitor também terá que prestar atenção às novas regras para votar estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais especificamente, Luiz Roberto Barroso, presidente do TSE, é o responsável pelas mudanças.

Quais são as novas regras para as eleições de 2020?

O TSE definiu que o eleitor será deverá a usar máscara de proteção cobrindo nariz e boca e deverá higienizar as mãos com álcool gel quando for votar. Caso contrário, não poderá entrar e votar.

As urnas não serão higienizadas após cada votação, por isso os eleitores deverão cuidar da higiene das mãos antes e depois de realizar o voto.

Além disso, não haverá biometria no pleito deste ano. A identificação será feita apenas com base nos documentos levados pelo eleitor. Em caso de dúvida, o mesário poderá pedir para que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe a máscara, mas o mesário não segurará o documento diretamente.

O TSE também pediu que cada eleitor leve a sua caneta. Entretanto, se não levar, poderá utilizar uma caneta disponibilizada na sua seção e que será higienizada após o uso.

O tempo de votação terá uma hora a mais. Os cidadãos poderão votar 7h às 17h, sendo as primeiras três horas (7h às 10h) preferenciais para pessoas com mais de 60 anos. Entretanto, outras pessoas poderão votar neste horário – assim como os idosos poderão exercer o direito ao voto em qualquer outro horário ao longo do dia.

“Estamos tomando todas as precauções possíveis e razoáveis na convicção de que minimizaremos a contaminação de quem quer que seja. Segurança absoluta, só se não tiver eleição, o que não é uma opção considerada pelo TSE e pelo Congresso”, disse Barroso.

Todas as medidas valem para o primeiro e segundo turno, nos dias 15 e 29 de novembro.

Para ver a matéria completa, acesse o Portal o Norte.


Foto: Carlos Moura/Ascom/TSE.