O colapso dos 4 “grandes” países comunistas

O colapso dos 4 “grandes” países comunistas

O comunismo foi implementado em vários países ao longo do século XX. Entenda porque os países comunistas entram em colapso com facilidade

Por Redação em 29/01/2023

O comunismo foi implementado em vários países ao longo do século XX. No entanto todos os sistemas comunistas que foram implementados acabaram colapsando.

Países comunistas e o grande colapso

Recentemente, listamos aqui no altavista.news, os 4 colapsos do comunismo. Entre eles: o colapso econômico, o colapso político, o colapso moral e o colapso intelectual.

Todavia, quando se trata de países comunistas que colapsaram, criamos uma nova lista. Confira a seguir alguns dos principais colapsos que incluem:

Colapso da União Soviética

A União Soviética, fundada em 1922, foi governada pelo Partido Comunista até 1991. Embora se saiba que durante a maior parte de sua existência, a economia soviética foi controlada pelo Estado. A indústria pesada e o desenvolvimento de armamentos foram ênfase. Isso levou a estagnação econômica e a escassez de bens de consumo, por exemplo. Além disso, o governo soviético era um repressor político, que incluía a perseguição de dissidentes políticos e a censura da imprensa.

Em 1985, Mikhail Gorbachev foi eleito secretário-geral do Partido Comunista e começou a implementar reformas para tentar revitalizar a economia soviética e melhorar a eficiência do governo. Essas reformas, conhecidas como “Perestroika” (reestruturação) e “Glasnost” (transparência), incluíram a privatização de algumas indústrias e a redução da repressão política. No entanto, essas reformas não foram suficientes para salvar o sistema soviético.

Semelhantemente, em 1991, a pressão popular e a oposição dos líderes regionais levaram à dissolução da União Soviética e ao estabelecimento de governos democráticos em suas repúblicas constituintes.

Colapso da Europa Oriental

A partir de 1989, vários países na Europa Oriental começaram a se rebelar contra o comunismo e a estabelecer governos democráticos. Isso foi liderado pela Polônia, onde o movimento Solidariedade liderado por Lech Walesa conseguiu garantir eleições livres. Outros países seguiram o exemplo polonês, incluindo Hungria e Checoslováquia, por exemplo. Esses países foram sucedidos pelo colapso da União Soviética. Eles se tornaram democráticos e de economia de mercado.

Colapso da China

A China passou por uma série de reformas econômicas a partir de 1978, permitindo a iniciativa privada e a abertura para investimentos estrangeiros. Isso levou a um crescimento econômico significativo e melhorias na qualidade de vida dos cidadãos chineses. No entanto, o sistema político da China permaneceu controlado pelo Partido Comunista e a repressão política continuou. A economia chinesa se tornou cada vez mais baseada no mercado e menos controlada pelo Estado, mas ainda existe uma grande intervenção estatal

Colapso de Cuba

O sistema comunista em Cuba sobreviveu por muito tempo após o colapso dos outros países comunistas, mas começou a enfrentar sérios desafios econômicos após o colapso da União Soviética, seu principal parceiro comercial e financeiro. Em recentes anos, o governo cubano tem implementado algumas reformas econômicas para tentar melhorar a situação econômica do país.

Fonte: OpenAI.


Foto: ededchechine/ Freepik.