Pesquisadores de Wuhan foram hospitalizados em novembro de 2019, antes do início da pandemia

Pesquisadores de Wuhan foram hospitalizados em novembro de 2019, antes do início da pandemia

Três pesquisadores do Wuhan Institute of Virology foram hospitalizados com sintomas semelhantes aos da Covid-19. Talvez, as primeiras vítimas.

Por Redação em 09/07/2021

Três pesquisadores do Wuhan Institute of Virology da China foram hospitalizados em novembro de 2019, de acordo com um relatório não divulgado da inteligência dos EUA, o que pode adicionar peso às crescentes demandas por uma investigação mais completa sobre se o vírus causador da Covid-19 que pode ter escapado do laboratório.

Os detalhes adicionam informações relevantes a um relatório do Departamento de Estado, emitido durante os últimos dias do governo Trump, que dizia que vários pesquisadores do laboratório adoeceram no outono de 2019 “com sintomas consistentes com Covid-19 e doença sazonal comum”.

A divulgação do número de pesquisadores, do momento de adoecimento e das visitas hospitalares aconteceu às vésperas de uma reunião do órgão decisório da Organização Mundial da Saúde, que deverá discutir a próxima fase de uma investigação sobre as origens do Covid-19 .

Oficiais e ex-oficiais da inteligência americana expressaram opiniões diferentes sobre a força das evidências. Uma pessoa disse que eram necessárias mais investigações e corroboração adicional. Outra pessoa descreveu a evidência como mais forte. “A informação que tínhamos, vinda de várias fontes, era de excelente qualidade. Era muito precisa. O que não dizia era exatamente por que eles adoeceram”, disse ele referindo-se aos pesquisadores.

Novembro de 2019 é aproximadamente quando muitos epidemiologistas e virologistas acreditam que o SARS-CoV-2, o vírus por trás da pandemia, começou a circular pela cidade chinesa de Wuhan, onde Pequim diz que o primeiro caso confirmado foi de um homem que adoeceu em 08 de dezembro de 2019. O Instituto Wuhan não compartilhou dados brutos, registros de segurança e registros de laboratório em seu extenso trabalho com coronavírus em morcegos, que muitos consideram a fonte mais provável do vírus.

Pesquisadores de Wuhan foram hospitalizados, mas a China negou enquanto podia

A China, a princípio, negou repetidamente que o vírus escapou de um de seus laboratórios.

O Ministério das Relações Exteriores da China chegou a citar a conclusão de uma equipe liderada pela OMS, após uma visita ao Instituto de Virologia de Wuhan, ou WIV, em fevereiro de 2021, de que um vazamento de laboratório era extremamente improvável. “Os EUA continuam a exagerar a teoria de vazamento de laboratório”, disse o Ministério das Relações Exteriores em resposta a um pedido de comentário do The Wall Street Journal. “Ele está realmente preocupado em rastrear a fonte ou em tentar desviar a atenção?”

Já sabemos que o vírus ter surgido em laboratório não é nenhuma “teoria da conspiração”. Agora sabemos que pessoas de alta patente também foram negligenciadas.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/YouTube.