Pesquisa de mercado x Ciência de dados: quais as diferenças?

Pesquisa de mercado x Ciência de dados: quais as diferenças?

Pesquisa de mercado e Ciência de dados acabam andando de mãos dadas, mas não são exatamente a mesma coisa. Confira as diferenças.

Por Redação em 22/05/2021

Quais são as diferenças entre ciência de dados e pesquisa de mercado? Ciência de dados é um campo interdisciplinar que envolve a análise de informações brutas (estruturadas e não estruturadas) para encontrar insights estatísticos.

Para quem está em pesquisa de mercado, essa pode parecer uma descrição familiar. Então, há mais pesquisas de mercado e ciência de dados do que aparenta? Existem nuances ocultas que causaram divisões entre os praticantes? A verdade é mais complicada do que se pensava à primeira vista. Cada um possui características importantes que influenciam como os pesquisadores e cientistas de dados interagem.

Mas, o mais importante, há uma crença amplamente difundida em ambos os lados de que sua abordagem (e, por extensão, os resultados) são mais precisos confiáveis. Tal como acontece com todas as disciplinas concorrentes, existem vantagens e desvantagens para ambas.

Diferenças e semelhanças entre pesquisa de mercado e ciência de dados

Filosofia

A pesquisa de mercado visa entender o comportamento do consumidor, focando em fatores que o influenciam. Ciência de dados usa modelagem analítica para encontrar tendências emergentes.

Habilidades

A primeira foca em design de questões, gestão de tempo, compreensão da psicologia humana e estudos quantitativos e qualitativos. A segunda foca em análise de dados, machine learning, engenharia de software e visualização de dados.

Técnicas

A primeira foca em entrevistas e questionários. A segunda, em hipóteses de teste, análise de regressão, previsões e análise de agrupamento de dados.

Tecnologia

Tecnologia não é vital para pesquisa de mercado: o principal é o acesso a participantes e ferramentas que ajudem a ter insights. Por outro lado, a tecnologia é essencial na ciência de dados: para coletar, armazenar e analisar dados. Business inteligence e computação em nuvem são cruciais.

Apresentação

As apresentações de pesquisa de mercado devem ter uma história por trás, além dos dados, e devem ser feitas de forma interessante e fácil. O foco das apresentações de ciência de dados deve ser mostrar um grande número de informações de forma compreensível e propícia a insights.

wconnect

Quer uma estratégia personalizada e baseada em informações concretas para sua empresa? A wconnect pode te ajudar. Identifique oportunidades de vendas de acordo com o Perfil do Cliente Ideal (ICP, Ideal Customer Profile) e realize análises georreferenciadas cruzando dados censitários para obter uma visão completa e estratégica para sua expansão.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Myriam Jessier.