PBM – Programa de Benefício em Medicamentos: o que é?

PBM – Programa de Benefício em Medicamentos: o que é?

O PBM - Programa de Benefício em Medicamentos, está muito presente na vida dos brasileiros. Ele aparece em forma de descontos, principalmente.

Por Redação em 19/10/2021

O PBM, Programa de Benefício em Medicamentos, está muito mais presente na sua vida do que você imagina.

Na prática, algumas farmácias e drogarias negociam descontos com os laboratórios farmacêuticos e, assim, podem repassar descontos aos seus clientes.

Em outras palavras, os próprios laboratórios investem nos clientes e consumidores. As farmácias apenas colocam o plano em prática, por assim dizer.

O PBM atua diretamente na fidelização do consumidor, e em algumas vezes, consegue até alterar o ticket médio de compra do cliente na farmácia. Consequentemente, o laboratório vende para a farmácia que vende para o cliente.

De acordo com o blog da Linx, esta é uma forma de melhorar o desempenho das vendas.

“Como resultado, eleva seu faturamento e conquista uma importante vantagem competitiva no mercado.”

Quais são as vantagens de participar do PBM?

A principal vantagem para uma farmácia ou drogaria, ao aderir o PBM é que ele envolve toda a cadeia produtivo. Desta forma, a fabricação, as vendas e o consumidor final são beneficiados.

O PBM tem uma lista com mais de 3 mil medicamentos entre genéricos, similares e de referência. Eles trazem preços bastante acessíveis. Segundo a Linx, a lista cobre cerca de 80% dos tratamentos de nível ambulatorial.

Existem vários programas de PBM, de forma que cada empresa de PBM fecha parcerias com os laboratórios de interesse e disponibilizam preços diferenciados em seus sistemas.

Assim, quanto mais opções de PBM uma farmácia tiver, maior a quantidade de medicamentos ela poderá oferecer aos seus clientes.

“O Programa de Benefício em Medicamentos é uma estratégia eficaz para a farmácia, pois ele oferece uma série de benefícios ao negócio”.

Principais benefícios

  • Fidelização de clientes;
  • Satisfação;
  • Competitividade;
  • Rentabilidade.

Vale ressaltar que, quando o assunto é rentabilidade, o desconto aplicado é subsidiado pela indústria farmacêutica. Dessa forma, evitando que as farmácias ou as drogarias tenham que aplicar descontos que saiam da margem de lucro.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Laurynas Mereckas.