O que é o Marketplace?

O que é o Marketplace?

O que é o marketplace? Em síntese, são plataformas online onde vários vendedores podem cadastrar e vender seus produtos, como a Amazon.

Por Redação em 22/07/2021

O que é o marketplace? É um mercado de comércio eletrônico, um site onde é possível encontrar diferentes marcas de produtos provenientes de vários fornecedores, lojas ou pessoas exibidas na mesma plataforma.

O proprietário do site é responsável por atrair clientes e transações processadas, enquanto os fornecedores terceirizados lidam com a fabricação e o envio.

Empresas como Amazon, Wallmart entre outras experimentaram um enorme sucesso no modelo de Marketplace. Este modelo até agora provou ser o negócio mais rentável em E-Commerce. Todo o mercado é executado em uma infraestrutura de software, permitindo que todos os fornecedores vendam seus produtos sob o guarda-chuva de um website. Em termos de receita, essas empresas obtêm uma porcentagem das vendas de qualquer produto vendido nas plataformas.

Entendemos o que é o marketplace, mas quais são os benefícios?

Benefícios para vendedores

  • Lojas menores ou fornecedores que não têm certeza sobre como estabelecer seu próprio site de e-commerce ou que desejam reduzir seus custos de marketing podem se alinhar a essas empresas maiores e obter visibilidade por meio de suas opções de atendimento.
  • A plataforma pode atuaa como um canal adicional de vendas para comercializar e vender seus produtos.
  • Plataformas digitais de vendas te permitem vender para diversos locais;
  • Sites funcionam 24 horas por dia, permitindo que você venda em qualquer horário;

Benefícios para compradores

Desafios

  • Em grandes mercados, a concorrência de preços pode representar um problema. Os fornecedores podem optar por concorrer pelo menor preço, o que pode servir ao cliente, mas pode acabar gerando lucros menores para o mercado e para o fornecedor.
  • Garantia de qualidade também pode ser um problema. Os marketplaces nem sempre têm controle sobre a qualidade dos produtos ou a pontualidade da entrega. Uma maneira de combater isso é estabelecer um sistema de revisão, permitindo que os consumidores forneçam feedback sobre produtos e vendedores de terceiros específicos.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Campaign Creators.