Big data marketplace: entenda o que é o mercado de dados

Big data marketplace: entenda o que é o mercado de dados

O mercado de dados, também chamado big data marketplace, está na fase embrionária. Dados serão, cada vez mais, tratados como mercadoria.

Por Redação em 13/03/2021

Estamos entrando na era em que os próprios dados se tornam mercadoria: é o big data marketplace. Antes de olharmos para esta megatendência e como ela impactará praticamente tudo e todos, vamos dar uma breve olhada no cenário a nossa volta:

O que é um big data marketplace?

É lógico que, com tantos dados circulando, as oportunidades estão surgindo para novos mercados inteiros que podem trazer, organizar e disponibilizar os dados para consumo de terceiros.

O grande volume de dados exige curadoria e, assim como o que os nomes agora conhecidos fizeram por bens, serviços e intangíveis, como informações financeiras, sem dúvida vamos experimentar o aumento e a aceitação global dos mercados de dados tanto vertical quanto horizontal categorias.

Como um mercado de dados funciona na prática?

As ideias são abundantes, mas vamos dar uma olhada em algumas das áreas mais interessantes.

São inúmeras as formas de coletar dados, filtrá-los e tirar conclusões a partir deles.

As marcas de um mercado de dados são: os dados são coletados de uma grande quantidade de fornecedores, são selecionados (para significar, no mínimo, garantia de qualidade, marcação com proveniência e outros fatores conforme apropriado para um determinado tipo de dados e muito mais), são indexados para tornar mais fácil para os compradores descobrirem o que precisam, e, então, são vendidos com uma metodologia de preços / faturamento.

Esses critérios filtram os grandes provedores de pesquisa, sites de mídia social e outros, que não vendem conjuntos de dados de fornecedores terceirizados na forma de troca comercial.

Já imaginou quanto pode valer os dados que o Facebook tem sobre os hábitos, por exemplo, de pessoas de 18 a 35 anos morando em determinada cidade? Ou dados sobre que tipo de cliente gasta mais com sapatos e como achá-lo?

Quando veremos os verdadeiros mercados de dados?

Com a crença de que dentro de pouco tempo os mercados de dados serão integrados às operações rotineiras de negócios, esforços pioneiros estão em andamento para criar os primeiros sistemas para “vendedores de dados” que fornecem para “compradores de dados”. O advento da IoT trará isso adiante rapidamente, uma vez que os dados virão de milhões de fontes e com muitos compradores em potencial.

Para saber mais sobre mercado de dados e como ele está evoluindo, clique aqui.


Foto: ev.