O crescimento do PIB dos estados mostra força do agronegócio

O crescimento do PIB dos estados mostra força do agronegócio

Estados com maior peso do agronegócio têm sido aqueles com maior expansão de atividade desde o início da pandemia.

Por Redação em 25/04/2022

O PIB do Brasil vem mostrando a força do agronegócio.

Entre 2020 e 2022 o Brasil tem vivido os dramas da pandemia. Além do impacto da Covid-19 na saúde das pessoas, impactos diretos e indiretos na economia foram pesados.

Mas 2020 trouxe também impactos na economia de outra ordem. Com o aumento internacional nos preços das commodities e a subida do dólar, os preços em reais das commodities dispararam nos últimos dois anos.

O PIB dos estados que tem forte presença do agronegócio

A renda do setor agropecuário, que historicamente ficava em torno de R$ 600 bilhões por ano, saltou em 2021 para R$ 1 trilhão.

O impacto do setor fica mais claro quando analisamos a economia regionalmente.

No acumulado de crescimento do PIB nos últimos três anos, os três estados que mais devem ter se expandido foram Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás, os três com forte presença do agronegócio.

Os dez estados que mais cresceram, na verdade, têm forte peso do agro, com exceção de Santa Catarina, que é um estado bastante diversificado e que serve de exemplo do potencial além do agro.

Interessante notar que os estados que menos cresceram no período estão concentrados em áreas mais pobres, que não se beneficiaram explicitamente das commodities.

Politicamente, é interessante observar que o resultado dos estados tende a beneficiar ambos os candidatos que estão na dianteira das pesquisas eleitorais atualmente. No caso de Bolsonaro, os estados do agro já têm uma tendência natural de apoiá-lo que vem desde a eleição de 2018 e que esses resultados reforçam a ideia de que o presidente deve ir bem nas eleições nesses estados.

Por outro lado, Lula pode se beneficiar nos estados mais pobres quem sofrem com baixo crescimento e nível de renda.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Vitor Monthay