Ministério da Saúde não recomenda quarta dose contra covid-19

Ministério da Saúde não recomenda quarta dose contra covid-19

Ministério da Saúde não recomenda quarta dose para população geral por falta de estudos que indiquem benefício significativo.

Por Redação em 14/02/2022

Ministério da Saúde não recomenda quarta por não haver pesquisas científicas com dados suficientes que indiquem um novo reforço para pessoas sem algum tipo de deficiência imunológica.

A determinação foi comunicada durante a reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da covid-19 na sexta-feira 11.

A nota oficial com a deliberação ainda deve ser publicada. Além disso, novas discussões sobre o assunto vão acontecer na próxima semana. Nos últimos dias, o Ministério da Saúde já havia adiantado o posicionamento do órgão sobre a aplicação da quarta dose.

“Antes de avançarmos rumo a novas indicações no calendário do Plano Nacional de Operacionalizações, se faz necessário compreender o cenário epidemiológico com maior detalhamento”, informou o Ministério da Saúde, em nota. “É necessário entender quanto às hospitalizações, óbitos e infecções pela covid-19 entre determinados grupos etários e sua relação com o status de vacinação.”

Ministério da Saúde nãõ recomenda quarta dose, mas Estados e municípios podem ignorar isso

Apesar disso, os Estados e municípios podem elaborar regras próprias para o combate à pandemia. João Doria, por exemplo, pretende disponibilizar a quarta dose independente do posicionamento do ministério.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Agência Brasil