LinkedIn mapeia “genoma de habilidades” das profissões

LinkedIn mapeia “genoma de habilidades” das profissões

O LinkedIn mapeou o genoma de habilidades relacionados a diversas profissoões com bases nos perfis de seus usuários. Os resultados surpreendem.

Por Redação em 05/11/2020

O LinkedIn desenvolveu uma metodologia para descobrir o “genoma” de habilidades de um trabalho com base nas habilidades que os membros do LinkedIn apresentam em seus perfis.

Em síntese, o genoma de habilidades de um trabalho é um conjunto de habilidades que são mais exclusivas e mais representativas de um trabalho.

O LinkedIn publicou seu resultado no relatório “metodologia do genoma de habilidades”. Foi dado destaque para às habilidades relacionadas à empregos emergentes. Frequentemente, esses empregos são relativamente novos, como o principal cargo global no relatório deste ano: Especialista em Inteligência Artificial.

Analisar as habilidades associadas a cada trabalho fornece insights sobre o que um empregador está procurando quando contrata alguém para uma função específica. Também mostra como um trabalho pode ser diferente de outros com títulos ou funções aparentemente semelhantes.

Além disso, é interessante analisar os genomas das habilidades ao longo do tempo porque eles são dinâmicos. Embora a maioria dos empregos emergentes ainda seja incipiente no mercado de trabalho, nos últimos cinco anos, o conjunto de habilidades de alguns evoluiu tremendamente.

Comparação do genoma de habilidades dos engenheiros de robótica

A comparação do genoma de habilidades dos engenheiros de robótica na indústria automotiva com os engenheiros de robótica na indústria de serviços financeiros revela insights interessantíssimos.

Os da indústria automotiva estão familiarizados principalmente com design, programação e manipulação de robôs físicos. Eles trabalham, por exemplo, com controlador lógico programável (computador digital industrial que controla dispositivos robóticos) e AutoCAD.

Em contraste, os engenheiros de robótica em serviços financeiros tendem a se concentrar em eliminar tarefas digitais repetitivas. No topo da lista de habilidades desses profissionais estão a automação de processos robóticos (APR) e a familiaridade com os principais participantes da APR que fornecem soluções de implementação, como UiPath, Blue Prism e Automation Anywhere.

Comparação entre especialistas em customer success em cidades diferentes

Outro exemplo é comparar o genoma das habilidades de um especialista em customer success em Nova York com o de um especialista em São Francisco.

Embora as principais habilidades de um especialista em customer success geralmente se concentrem na área de gestão de relacionamento com o cliente, para os profissionais de San Francisco a familiaridade com a computação em nuvem também é proeminente.

Em contrapartida, o marketing digital está entre as habilidades mais importantes de um especialista em sucesso do cliente em Nova York. Isso fornece insights para especialistas em sucesso de clientes que desejam se movimentar geograficamente e procuram possíveis lacunas de habilidades para preencher.

Para ler a matéria completa, acesse o site LinkedIn.


Foto: Headway