Finanças verdes: GFANZ, BNDES e Bloomberg se unem

Finanças verdes: GFANZ, BNDES e Bloomberg se unem

GFANZ, BNDES e Bloomberg Philanthropies firmam parceria para impulsionar finanças verdes no Brasil.

Por Redação em 26/02/2024

Em um marco para o futuro sustentável do Brasil, a Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ), o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Bloomberg Philanthropies anunciam hoje uma parceria histórica durante o Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas para impulsionar as finanças verdes.

A iniciativa visa mobilizar investimentos verdes em larga escala, acelerando a descarbonização da economia brasileira e alinhando o país com os objetivos do Acordo de Paris. A colaboração reúne expertise e recursos das três entidades para:

  • Desenvolver produtos e serviços financeiros inovadores para financiar projetos verdes em setores estratégicos da economia brasileira, como energia renovável, agricultura sustentável e infraestrutura verde.
  • Promover a capacitação e o desenvolvimento de expertise no mercado financeiro brasileiro em finanças verdes, através de treinamentos, workshops e outras iniciativas.
  • Apoiar o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem e facilitem o investimento privado em projetos verdes no Brasil.

Acelerando a descarbonização da economia brasileira

O Brasil possui um enorme potencial para se tornar um líder global em finanças verdes. A parceria entre GFANZ, BNDES e Bloomberg Philanthropies representa um passo crucial para mobilizar os recursos necessários para a transição para uma economia mais sustentável e resiliente.

Mobilizando os investimentos verdes e as finanças verdes

A GFANZ reúne mais de 450 instituições financeiras de todo o mundo que se comprometeram a zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A expertise e o alcance global da GFANZ serão essenciais para atrair investimentos verdes para o Brasil.

Impulsionando o desenvolvimento sustentável

O BNDES é o principal banco de desenvolvimento da América Latina e possui um histórico de apoio a projetos que impulsionam o desenvolvimento social e econômico do Brasil. A parceria com a GFANZ e a Bloomberg Philanthropies permitirá que o BNDES expanda seu portfólio de investimentos verdes e contribua para a descarbonização da economia brasileira.

Construindo um futuro sustentável com as finanças verdes

A parceria entre GFANZ, BNDES e Bloomberg Philanthropies é um exemplo de como a colaboração entre diferentes setores da sociedade pode impulsionar a transição para uma economia mais sustentável. A iniciativa contribuirá para a construção de um futuro mais próspero para todos os brasileiros.

Para mais informações:


Foto: Noah Buscher/Unsplash.