EUA cita Brasil no 5G Clean Path

EUA cita Brasil no 5G Clean Path

Estados Unidos cita Brasil em comunicado emitido pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo sobre 5G Clean Path.

Por Redação em 21/07/2020

5G Clean Path: EUA cita Brasil em comunicado emitido pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo. O conteúdo apontava a participação da Vivo no Brasil em “um futuro próximo sem equipamentos de fornecedores não confiáveis”, referindo-se aos contratos para a montagem das redes de comunicações da tecnologia móvel de quinta geração, o 5G.

Ele também afirmou que três grandes empresas de telecomunicações do Canadá decidiram se associar à Ericsson, Nokia e Samsung, porque a opinião pública era predominantemente contra permitir que a Huawei construísse as redes 5G no país.

Trata-se de uma nova ação divulgada pelo Governo americano como parte da ofensiva lançada pelo presidente Donald Trump para excluir a Huawei da lista de fornecedores da nova tecnologia para os países aliados aos EUA. Um dos objetivos é impedir que a gigante asiática atenda no Brasil as operadoras que vencerem o leilão das frequências do 5G, que deve acontecer no final deste ano.

“A maré está se voltando para fornecedores 5G confiáveis”

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo fez referência à  Telefônica, da qual a Vivo faz parte. Em seu manifesto digital, a empresa diz que segurança é fundamental, desta forma, reafirmando os ataques desferidos contra a Huawei por Trump.

O CEO e Presidente da Telefônica, José María Álvarez-Pallete López declarou que a Telefónica se orgulha de ser uma empresa 5G  Clean Path [Caminho Limpo]. A Telefónica Espanha e a O2 (Reino Unido) são redes totalmente limpas, e a Telefónica Deutschland (Alemanha) e a Vivo (Brasil) estarão em um futuro próximo sem equipamentos de fornecedores não confiáveis.”

5G Clean Path  

5G Clean Path é o nome de um plano do Departamento de Estado dos Estados Unidos que busca informações de fornecedores do setor sobre como eles implementariam um plano 5G Clean Path, para dar segurança à rede 5G dentro e fora das instalações diplomáticas dos EUA, em casa e no exterior, eliminando equipamentos ​de fornecedores considerados “não confiáveis” como Huawei Technologies ou ZTE Corporation.

Acesse o material na íntegra.


Fotos: Jack Sloop.