5G Clean Path: EUA cita Brasil em comunicado emitido pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo. O conteúdo apontava a participação da Vivo no Brasil em “um futuro próximo sem equipamentos de fornecedores não confiáveis”, referindo-se aos contratos para a montagem das redes de comunicações da tecnologia móvel de quinta geração, o 5G.
Ele também afirmou que três grandes empresas de telecomunicações do Canadá decidiram se associar à Ericsson, Nokia e Samsung, porque a opinião pública era predominantemente contra permitir que a Huawei construísse as redes 5G no país.
Trata-se de uma nova ação divulgada pelo Governo americano como parte da ofensiva lançada pelo presidente Donald Trump para excluir a Huawei da lista de fornecedores da nova tecnologia para os países aliados aos EUA. Um dos objetivos é impedir que a gigante asiática atenda no Brasil as operadoras que vencerem o leilão das frequências do 5G, que deve acontecer no final deste ano.
“A maré está se voltando para fornecedores 5G confiáveis”
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo fez referência à Telefônica, da qual a Vivo faz parte. Em seu manifesto digital, a empresa diz que segurança é fundamental, desta forma, reafirmando os ataques desferidos contra a Huawei por Trump.
Leia também
O CEO e Presidente da Telefônica, José María Álvarez-Pallete López declarou que a Telefónica se orgulha de ser uma empresa 5G Clean Path [Caminho Limpo]. A Telefónica Espanha e a O2 (Reino Unido) são redes totalmente limpas, e a Telefónica Deutschland (Alemanha) e a Vivo (Brasil) estarão em um futuro próximo sem equipamentos de fornecedores não confiáveis.”
5G Clean Path
5G Clean Path é o nome de um plano do Departamento de Estado dos Estados Unidos que busca informações de fornecedores do setor sobre como eles implementariam um plano 5G Clean Path, para dar segurança à rede 5G dentro e fora das instalações diplomáticas dos EUA, em casa e no exterior, eliminando equipamentos de fornecedores considerados “não confiáveis” como Huawei Technologies ou ZTE Corporation.
Acesse o material na íntegra.
Fotos: Jack Sloop.