EUA topam financiar 5G brasileiro, desde que sem Huawei

EUA topam financiar 5G brasileiro, desde que sem Huawei

O embaixador dos EUA no Brasil disse que eles topam financiar o 5G brasileiro, desde que sem a Huawei, por se tratar de uma questão de segurança nacional.

Por Redação em 20/06/2020

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, fez uma declaração um tanto quanto polêmica. Ele disse que os EUA topam financiar o 5G brasileiro, desde que sem a Huawei, por se tratar de uma questão de segurança nacional para Washington.

A declaração surgiu em decorrência da “violação de dados e propriedade intelectual”, e refletiu em diversos países. O Brasil, em específico, pode ter que renegociar seus contratos de 5G. Uma opção seriam empresas europeias como a Ericsson e Nokia. Outra seria financiar o desenvolvimento de tecnologia local.

Os EUA topam financiar o 5G brasileiro, desde que sem a Huawei.”

O Brasil é um dos maiores mercados da gigante chinesa Huawei. A empresa, que reforçou sua presença no país durante os governos de Lula e Dilma, prometeu a instalação de uma fábrica em São Paulo até 2022, com um investimento aproximado de 800 milhões de dólares.

Depois da declaração do embaixador Todd Chapman, a Huawei poderá ter que refazer seu planejamento para o Brasil.

Com informações da Folha de São Paulo.


Foto: 𝙸𝚐𝚘𝚛 no Unsplash.

TAGS 5GHuawei