5G: você contrataria uma empresa acusada de espionagem?

5G: você contrataria uma empresa acusada de espionagem?

A Huawei, acusada de espionagem pelos Estados Unidos, defende que os países devem recordar que a decisão sobre fornecedores de infraestrutura 5G deve pertencer a quem entende do assunto: as companhias de telecom.

Por Redação em 18/06/2020

Em entrevista à agência Reuters, a gigante Huawei, acusada de espionagem pelos Estados Unidos, defendeu, mesmo sob forte pressão do governo americano, que os países devem recordar que a decisão sobre fornecedores de infraestrutura 5G deve pertencer a quem entende do assunto: as companhias de telecom.

A empresa chinesa contesta as acusações de favorecer espionagem para o governo da China e nega a afirmativa de Trump. Embora faça questão de lembrar que o próprio governo americano tem um longo histórico de alteração de produtos digitais para espionagem.

Abraham Liu, representante da empresa chinesa na Europa, declarou que é importante que as operadoras tenham liberdade de escolha. “Elas é que devem julgar qual fornecedor pode lhes proporcionar o melhor valor comercial”, justificou.

Segundo afirmações de Liu, depois que a Huawei instala sua tecnologia própria de rede 5G, as operadoras têm “100% de controle” sobre qualquer fluxo de informação e que todo e qualquer acesso à rede é registrado, de acordo com as leis de cada país. Em analogia, o representante completa: “Construímos toda a rodovia e, em seguida, as operadoras cuidam da entrada e de quantos carros circulam na rodovia”, disse ele.

Sobre o mercado europeu, Liu se diz confiante em relação a escolha das operadoras. Ele declarou para jornalistas em Copenhague que acredita que “elas optarão pela Huawei como fornecedora de tecnologia para suas redes principais, onde dados sensíveis são processados.”

Com informações, Convergência Digital.


Foto: Chris Yang no Unsplash.