Crimes ambientais da LCP na Amazônia: Força Nacional é convocada

Crimes ambientais da LCP na Amazônia: Força Nacional é convocada

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, tomou ações efetivas para combater crimes ambientes da LCP na Amazônia Legal.

Por Redação em 05/05/2021

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, tomou ações efetivas para combater crimes ambientais da Liga dos Camponeses Pobres, LCP, na Amazônia Legal.

De acordo com o Governo Federal, o ministro autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de fiscalização, repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais na Amazônia Legal.

O combate aos incêndios florestais e as queimadas, também estão entre as ações previstas no plano.   

A medida consta da Portaria 197/2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 29 de abril de 2021.

De acordo com o ministro Anderson Torres, ações planejadas são cruciais para garantir a preservação da biodiversidade nacional.

“Esse reforço é um grande diferencial nas ações em campo. O trabalho integrado garante mais assertividade no enfrentamento a qualquer tipo de atividade ilegal que atinja o meio ambiente”, explicou o ministro.

Já o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou que o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o emprego da Força Nacional “é muito importante para multiplicar a capacidade operacional dos órgãos ambientais”.

Os crimes ambientais da LCP

Não é de hoje que a LCP, a Liga dos Camponeses Pobres, vem exigindo ações mais pontuais do governo.

A LCP é, em síntese, uma dissidência ainda mais radical do MST – Movimento Sem Terra. Por isso as tropas federais vão se juntar às equipes de fiscalização do Ibama para garantir a segurança dos servidores durante a ação.

Os militares da Força Nacional vão atuar ativamente nesta operação durante 260 dias. Esse prazo de apoio da Força Nacional de Segurança Pública poderá ser prorrogado.

A Amazônia Legal abrange uma área de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados

A ação da Força Nacional na ação

De acordo com o Governo Federal, desde a sua criação, a Força Nacional de Segurança Pública tem atuado em conjunto conta crimes ambientais, pela preservação dos biomas brasileiros.

“Foram 50 operações apoiando diversos órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional, Departamento de Polícia Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMbio, além de governos estaduais. Atualmente, a Força Nacional está com 5 ações em andamento”.

Para ler a matéria na íntegra sobre os crimes da LCP, clique aqui.


Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.