Covid-19: média de óbitos em 2020 é 7,2% maior que 2019

Covid-19: média de óbitos em 2020 é 7,2% maior que 2019

A média de óbitos em 2020 no Brasil está acima do registrado no mesmo período do ano passado, mas não tanto quanto se esperava.

Por Redação em 20/07/2020

Ao contrário do que se esperava noticiar, devido a Covid-19, média de óbitos em 2020 não foi tão diferente assim.

A média de óbitos em 2020 no Brasil está acima do registrado no mesmo período do ano passado. Recentemente veiculou na internet um vídeo com conteúdo equivocado sobre o número de mortes diárias no país em 2020, apontando que está sendo inferior ao número apresentado ano passado. A verdade é que o calculo apresentado não é verídico.

Em artigo veiculado no Jornal de Beltrão, e assinado por Ivo Pegoraro, Alexandre Garcia se equivocou ao relatar o fato. “Quero anotar primeiro que, sem olhar o lado político, eu admiro o Alexandre Garcia como jornalista. Já aprendi muito com ele. Ele que me alertou, por exemplo, entre tantas outras coisas, que contabilizar é mostrar as entradas e as saídas. E no Brasil de hoje se usa contabilizar como sinônimo de somar ou totalizar. Tô com ele, como disse, nesses e outras marcantes detalhes técnicos da comunicação”, justificou.

No dia seguinte, o jornalista Alexandre Garcia reconheceu o equívoco e fez a correção dos dados. “Eu queria pedir desculpas para vocês, porque ontem eu usei números errados. Eu peguei números do Registro Civil, os números estavam lá, mas eram outros registros também além dos registros de óbitos”, disse. Ao refazer as contas, ele concluiu que ocorreram em média 3.367 mortes em 2019, contra 3.609 em 2020. O que representa um aumento de 7,2% no total de óbitos quando comparando os dois períodos e não uma queda. Por outro lado, uma diferença não tão grande assim, como se esperava notificar em relação a pandemia.

Embora o site use dados oficiais dos cartórios, números do Registro Civil, os registros de mortes seguem prazos legais para serem feitos e contabilizados na plataforma. Desta forma, a atualização dos números pode levar até 15 dias ou mais, em alguns casos.

Com informações do Jornal de Beltrão.


Foto: Martin Sanchez.