Compliance é um assunto bastante debatido atualmente pelas empresas, pois é grande a preocupação com a reputação dos negócios. E isso abrange, inclusive, a cadeia de fornecedores.
Ou seja, o compliance fiscal de uma empresa também precisa incluir o seu ecossistema. Desta forma, as organizações estão buscando, cada vez mais, negócios transparentes e que não gerem dúvidas, principalmente naquilo que diz respeito às condutas.
Em outras palavras, uma empresa preocupada com compliance é uma empresa que estende esta preocupação para clientes e fornecedores.
Com isso, a gestão de riscos de parceiros também faz parte da hierarquia empresarial.
Compliance fiscal x fornecedores
As novas regulamentações e obrigações legais – como SPED, Lei Anticorrupção, entre outras – exigem que a empresa se preocupe também com fornecedores e, principalmente, com a terceirização dos negócios.
Os riscos inerentes ao relacionamento na cadeia produtiva mostram o quanto é importante que a empresa, fornecedores e terceiros sigam determinados procedimentos e regras a fim de manter a integridade dos negócios.
Na prática, é preciso manter o alinhamento interno e acompanhar as políticas de governança e compliance de todos os parceiros.
Um estudo realizado pela Thomson Reuters entrevistou 1.132 empresas em nove países. O resultado revelou que, surpreendentemente, apenas 55% das empresas brasileiras pesquisadas fazem uma análise de risco dos seus parceiros subcontratados.
Leia também
O que isso significa? É simples! Se uma empresa terceiriza um trabalho para uma segunda empresa e esta sonega impostos ou utiliza a prática de pagamento indevido de valores, se isso for tornado público, pode afetar sensivelmente a reputação da empresa contratante.
E mais que isso, ela ainda terá que administrar uma crise interna, além de ter que administrar a crise externa.
A tecnologia na prática de compliance
O Revizia é uma plataforma que alia compliance fiscal e inteligência contábil para resultar em assertividade nos processos.
Em outras palavras, a solução faz a identificação de possíveis erros, aponta os caminhos para solucioná-los e resulta em economia para a empresa.
Isso porque evita que a empresa envie informações erradas ao fisco e, com isso, evita possíveis multas e autuações.
Além do compliance fiscal, o Revizia é responsável também pelo cruzamento de informações capazes de identificar oportunidades de recuperação fiscal para a empresa. Mas esse é o assunto do próximo artigo.
Para saber mais, clique aqui.
Foto: Jeremy Bishop.