Dale Carnegie: Como fazer amigos e influenciar pessoas

Dale Carnegie: Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como fazer amigos e influenciar pessoas: o livro de Dale Carnegie dá dicas sobre como agir em discussões e como ser produtivo ao conversar.

Por Redação em 23/05/2021

“Como fazer amigos e influenciar pessoas” é um livro que foi publicado por Dale Carnegie em 1936. Ele foi escrito após um estudo intenso a respeito de liderança, psicologia e os motivos que fazem umas pessoas gostarem umas das outras. Veja abaixo os princípios que Dale elaborou.

Passos para fazer amigos e influenciar pessoas

1. Não critique, condene ou reclame

Apontar o dedo apenas deixa as pessoas na defensiva e gera ressentimento. Essas atitudes tornam mais difícil para alguém admitir que está errado porque sente o desejo de justificar suas ações ou pensamentos. Mesmo que mudem de ideia, não será uma mudança duradoura.

2. Faça elogios honestos e sinceros

É muito fácil distinguir a bajulação superficial do reconhecimento real de boas qualidades e trabalho árduo. Dessa forma, procure qualidades dignas de elogio, não elogie qualquer coisa só pra fazer a outra pessoa se sentir bem. Seja genuíno em cada comentário.

3. Desperte emoções na outra pessoa

Dale Carnegie não gostava de comer minhocas, mas, ele pescava com minhocas e se saiu muito bem nisso. Portanto, ele teria tido sucesso se colocasse como isca coisas que ama, como morangos com creme? Certamente não.

Nem sempre você precisa falar sobre você e sobre coisas que são do seu entendimento. Conheça a paixão dos outros, as expectativas, fale sobre isso, incentive e mostre como chegar lá. Aguce em cada um, os seus desejos mais pessoais e gere motivação. 

4. Seja genuinamente interessado em outras pessoas

Você não precisa ser tão interessante quanto precisa ser interessado. Nada mais estimulante do que entender e descobrir coisas novas sobre os outros, cada pessoa é um mar de ideias e características. Procure conhecer às pessoas a fundo, com interesse e não pergunte por perguntar.

5. Sorria

Ser positivo vai longe e é contagioso. Ter um sorriso autêntico no rosto é uma maneira fácil de aumentar as chances de alguém gostar de você.

6. Lembre o nome das pessoas

Chame as pessoas pelo seu nome. Mostre aos outros que eles são importantes o suficiente para serem lembrados. Melhor ainda, dê um apelido personalizado a eles. Isso mostra como você se importa.

7. Seja um bom ouvinte e incentive os outros a falar sobre si mesmos

Na maioria das vezes, é mais importante ouvir do que falar. Todos nós temos interesses pelos quais somos apaixonados e sobre os quais queremos conversar. Quando encontramos um público sinceramente interessado no que temos a dizer, isso nos faz sentir apreciados e importantes.

8. Converse sobre os interesses da outra pessoa

Encontre um assunto que você sabe que é do interesse de outra pessoa e comece a aprender sobre isso. Deixe que falem sobre o assunto, aprofundem, e certamente eles vão gostar da sua companhia.

9. Faça a outra pessoa se sentir importante e faça com sinceridade

Você se lembra das inúmeras vezes em que atingiu uma meta (seja pessoal ou profissional) ou colocou muita energia em um projeto e não foi reconhecido por isso? É como se ninguém tivesse percebido! Frases como: “o jantar estava ótimo”, “a decoração ficou incrível”, “o seu trabalho ficou impecável”, são frases que motivam. 

10. O melhor meio de ganhar discussões, é evitá-la

Mesmo quando você “ganha” uma discussão, a outra pessoa geralmente volta à sua opinião anterior depois que terminam de conversar. Tentar provar seu argumento, dizendo que você está certo e a outra pessoa errada nunca leva a nada. Esteja aberto para ouvir uma nova perspectiva, por mais convicto que você esteja com a sua opinião. Mantenha a mente aberta e uma troca significativa. 

11. Respeite a opinião alheia e nunca diga “você está errado”

Não lute contra uma vida inteira de bagagem e vivências que corroboraram seus argumentos. Faça perguntas que façam as pessoas questionarem seus próprios processos de pensamentos. Permita-se compreender a outra pessoa, mesmo (ou especialmente) se ela estiver “errada”.

12. Se errar, reconheça o erro rápido e enfaticamente

É libertador admitir quando você está errado. Isso elimina o fardo que é sempre estar certo e ter razão. Estar errado não precisa ser embaraçoso, e admitir isso rapidamente é a maneira mais fácil de obter mais respeito e aceitação dos envolvidos. 

13. Comece de um modo amigável

Não comece por discutir as coisas em que divergem. Comece acentuando, e continue acentuando, as coisas em que estão de acordo. No trecho do livro que selecionei abaixo, você verá como ser amigável faz toda a diferença.

14. Faça a outra pessoa dizer “sim, sim” imediatamente

Procure introduzir na conversa pontos em comum para conseguir o sim da outra pessoa. Depois de ter um ponto de concordância, em comum, fica muito mais fácil conseguir o sim para outros assuntos.

15. Deixe a outra pessoa falar durante maior parte da conversa

A melhor ilustração desse princípio é ao lidar com crianças. Ao invés de gritar, dar ordens a uma criança desobediente, o que funciona melhor é ouvi-la. Se você ouvir as pessoas com sinceridade, a frustração e a negatividade geralmente evaporam.

16. Deixe a outra pessoa sentir que a ideia é dela

Se você deseja que alguém concorde com você, é melhor deixá-los pensar que quaisquer planos que você teve foram ideias deles. Essa é uma boa prática para fazer amigos e influenciar pessoas. Temos muito mais probabilidade de apoiar e ficar entusiasmados com nossas próprias iniciativas.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: LinkedIn Sales Solutions.