5 aplicações da inteligência artificial nas indústrias

5 aplicações da inteligência artificial nas indústrias

A Inteligência artificial nas industrias está sendo usada como aliada. Seu uso é cada vez mais amplo e os investimentos não param de crescer.

Por Redação em 14/04/2021

A inteligência artificial (IA) chegou revolucionando o mundo atual. E nas indústrias não é diferente. A Inteligência artificial nas industrias está sendo usada como aliada. Seu uso é cada vez mais amplo e os investimentos neste setor não param de crescer.

De acordo com a Associação Brasileira de Automação, isso trouxe grandes mudanças dentro das empresas e nas relações do homem com a tecnologia.

“O uso da inteligência artificial nas empresas vem sendo ampliado e os estudos para continuar a desenvolvê-la ganhando cada vez mais investimentos”.

Entenda como esse conceito funciona na prática: confira as 5 aplicações da inteligência artificial nas indústrias.

1. Análise de dados

O processo de análise de dados de processos para detecção de padrões nunca foi tão fácil como agora, com o uso da inteligência artificial. E isso pode ser percebido até mesmo nos computadores comuns, que contam com uma estrutura inteligente para armazenamento e organização de dados.

Um exemplo disso é a automação para reconhecimento de mensagens “não interessantes” que são direcionadas imediatamente para a caixa de spam. O que poucos sabem é que essa “análise comportamental do remetente” é feita por inteligência artificial, com o auxílio de big data.

Nós já falamos aqui no altavista.news sobre a importância do uso do big data para a compreensão de grandes volumes de dados.

Geralmente, na indústria, é a partir do reconhecimento de padrões de funcionamento das máquinas que a inteligência artificial se destaca. Assim se torna possível desenvolver tecnologias para otimizar funções e melhorar o desempenho.

“Para identificar tais padrões, algoritmos são desenvolvidos e testados. Uma vez comprovada a sua eficiência para captar os dados desejados, eles já podem ser utilizados”.

Com o uso de inteligência artificial na indústria, a classificação é feita de maneira automática e, dessa forma, os processos de produção podem ser largamente beneficiados.

2. Supply chain

Supply chain (ou gerenciamento da cadeia de suprimentos) envolve todo o processo de logística de produtos e materiais. Isso inclui as previsões de demandas, que se tornam cada vez mais precisas com o uso de inteligência artificia nas indústrias.

“Assim, fica mais fácil tomar decisões acertadas nesse sentido, de modo a evitar desperdícios e custos desnecessários”.

A partir do machine learning (aprendizado de máquina), pode-se chegar a automatização da manutenção preditiva, ou seja, sabe-se quando existe a necessidade de substituir peças sem a intervenção humana.

3. Gestão de colaboradores

Como os demais setores da indústria, o departamento de recursos humanos pode ser amplamente beneficiado pelo uso da inteligência artificial.

A informatização da área acontece a partir do uso de Big Data. Além disso, se torna possível identificar padrões de comportamento a partir de análises dos dados. Isso ajuda na hora de traçar o perfil dos candidatos, por exemplo.

Outra área bastante impactada dentro do departamento de recursos humanos são as rotinas comuns, que passam a ser otimizadas. Como consequência, há maior vazão para o trabalho intelectual e o aprimoramento de talentos e lideranças, além da redução de custos.

4. Manutenção preditiva

A PA (predictive analytics – ou análise preditiva, em português) pode ser considerada uma modelagem estatística, composta por dados coletados.

A partir do estudo dessas informações, é possível antecipar padrões e tendências. E sim, essa antecipação só acontece devido aos mecanismos de inteligência artificial nas indústrias ou implantados na empresa.

A tecnologia também pode ajudar a organização no que diz respeito às manutenções periódicas. A qualidade da análise de dados e o estabelecimento de padrões, também são processos úteis para identificar futuras necessidades de substituição de peças, por exemplo.

“Basear-se na vida útil e nas circunstâncias de uso seriam bons exemplos desses padrões”.

5. Qualificação da mão de obra

Apesar de muitas pessoas ainda enxergam a inteligência artificial como uma ameaça à mão de obra humana, isso é um grande equívoco.

Os mecanismos de inteligência artificial podem complementar e otimizar a participação humana no processo produtivo. Mas é preciso lembrar que as máquinas estão aí para auxiliar, e não para substituir a ação humana.

E embora algumas pesquisas busquem mensurar o aumento ou diminuição de vagas após a difusão do acesso à inteligência artificial, devemos considerar o crescimento de empregos específicos relacionados a ela.

“Com o passar do tempo, esse fator também pode gerar uma transformação no que diz respeito à mão de obra, já que será cada vez mais necessário preparar-se para atuar em um mercado tecnologicamente transformado”.

É justamente por isso que a inteligência artificial não deve ser vista como ameaça. A inteligência artificial nas industrias deve ser vista como uma verdadeira aliada.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Bertrand Turpin.