Carreira em Finanças: a importância do FP&A

Carreira em Finanças: a importância do FP&A

Quando se almeja carreira em finanças é mais do que preciso se importar com o seu conhecimento e desenvolvimento.

Por Redação em 18/10/2021

Muitas pessoas questionam o futuro de sua carreira. Alguns acreditam que planejar e estudar seja o caminho, outros não levam isso tão a sério. Quando se almeja carreira em finanças, é mais do que preciso se importar com o conhecimento.

A área responsável pelas projeções de resultado, finanças, é sem sombra de dúvida, uma das mais importantes de uma empresa ou negócio.

A esta área, dá-se o título de “FP&A” – Financial Planning and Analysis, embora ainda seja conhecida como planejamento financeiro e controle ou controle de gestão.

Os profissionais que almejam trilhar carreira em finanças, geralmente têm histórico de passagem em FP&A, e por isso geralmente são valorizados no mercado.

Afinal, esta é uma área que exige skills técnicos e comportamentais, ou seja, não tão fácil de desenvolver e não tão fácil de encontrar em qualquer profissional.

Carreira em finanças

A Assertz, uma das mais reconhecidas empresas de recrutamento e seleção de executivos de finanças, apontou recentemente que as empresas que contratam profissionais com carreira em finanças estão a frente dos concorrentes no mercado.

Sendo assim, muitas empresas oferecem plano de carreira em finanças internamente. “Alguns aspectos encontrados em FP&A contribuem diretamente para formação de grandes talentos e potenciais futuros.”

Entre as principais funções atribuídas ao profissional de finanças está a projeção de vendas para o ano seguinte.

“O maior papel do FP&A é garantir que todos dentro de uma companhia estejam com o mesmo direcionamento e alinhados entre si”.

FP&A

Quem diria que o planejamento estratégico passaria essencialmente pelos profissionais com carreira em finanças?

A verdade é que este profissional se dedica inclusive, ao suporte às outras áreas, como: Sales Finance, Commercial Finance, Marketing Finance, Supply Chain Finance.

Como já falamos anteriormente no altavista.news, eles acabam se tornando primordiais no direcionamento estratégico, pois além de analisarem, acompanham todos os indicadores da empresa.

Os indicadores operacionais mais importantes são: rentabilidade e margem. Por isso também a importância de se ter estudos de viabilidade econômico/financeira.

Para saber mais sobre a carreira em finanças, clique aqui.


Foto: Stephen Dawson.