O Financial Planning and Analysis (FP&A) Certificate

O Financial Planning and Analysis (FP&A) Certificate

FP&A Certificate significa Planejamento e Análise Financeira. Além disso, trata do processo de análise e compilação da estratégia financeira.

Por Redação em 28/09/2021

Existem muitas certificações no mercado atual que validam o conhecimento profissional. Uma delas é a FP&A Certificate (Financial Planning and Analysis Certificate).

Traduzindo para o português, FP&A Certificate significa Planejamento e Análise Financeira. Para ser mais específico, trata-se do processo e análise e compilação da estratégia financeira, na maioria das vezes, de longo prazo.

A realidade das empresas e a FP&A

Muitas empresas já têm seu próprio departamento de FP&A.

Eles são responsáveis por criar, essencialmente, o planejamento financeiro da organização.

Além disso, geram relatórios, fazem gerenciamento e análise de tendências financeiras, e calculam os efeitos monetários das possíveis decisões de negócios.

E o mais importante, aconselham os gestores ou líderes da organização.

O FP&A Certificate

Geralmente as decisões empresariais são tomadas por uma diretoria, um gestor ou um líder. Na maioria das vezes, eles recolhem dados com suas equipes antes de tomar uma decisão.

Mas nada é tão simples assim.

Em uma área de FP&A os profissionais fornecem suporte quantitativo e analítico para a tomada de decisões da gestão, dentro do previsto pela gestão estratégica.

“Dependendo da organização, o profissional de FP&A atua na área de Planejamento e Controladoria, já que se trata de uma função que busca aperfeiçoar os recursos financeiros e econômicos da empresa e melhorar sua produtividade.”

De acordo com o Portal Treasy, este é um profissional de valor em toda a cadeia de processos de Planejamento e Controladoria, pois participa desde a elaboração do Planejamento Estratégico até o trabalho auxiliando no Acompanhamento e Gestão Orçamentária.

E isso por si só, já é uma excelente justificativa para investir em FP&A Certificate.

O que faz um Analista de FP&A?

Em síntese, o Analista FP&A apoia o planejamento gerencial e a tomada de decisões, avaliando informações e recomendando ações.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Executium.