Big Data: o que é, como aplicar, a importância e exemplos

Big Data: o que é, como aplicar, a importância e exemplos

Big Data: vamos entender o que é, qual é a sua importância e também exemplos de empresas que utilizaram isso para seu desenvolvimento.

Por Redação em 22/09/2021

Precisamos falar sobre big data: e vamos começar entendo o que é e como aplicar, e depois veremos exemplos.

O que é Big Data?

Big Data é um processo de análise e interpretação de um grande volume de dados armazenados remotamente. Sabe todas as vezes que você pesquisa algo na internet, posta algo ou até mesmo pede carona por aplicativo? Pois é, milhares de pessoas fazendo isso o tempo todo geram um “mar de dados”, e o big data trata de analisar e interpretar esse mar para que empresas consigam tomar decisões mais assertivas entendendo o comportamento e gostos das pessoas.

O mais incrível é que isso é realizado em grande velocidade, através de ferramentas específicas de Tecnologia da Informação (TI).

Vale lembrar que big data não se resume a informações captadas online. Afinal, os feedbacks que os operadores de telemarketing de uma empresa recebem também são levados em conta na hora de tomar decisões.

Por que o Big Data é importante?

O principal não é o volume de dados disponíveis.

O que deve ser levado em consideração é o que você faz com eles.

Sendo assim, podemos dizer que o Big Data é importante para ajudar as empresas a analisar os seus dados e utilizá-los na identificação de novas oportunidades. A coleta, análise e gestão de dados ajuda em todas as áreas. Veja alguns exemplos.

  • Marketing: analisando o perfil do consumidor, o seu comportamento, estilo de vida e preferências, o que facilita a criação de novos produtos e uma comunicação mais direcionada;
  • Financeiro: prevenindo fraudes e realizando previsões de flutuações econômicas e mercadológicas, o que torna o investimento mais seguro;
  • Relacionamento e vendas: oferecendo produtos mais relevantes, com a fidelização dos clientes e diminuição de taxas de churn (cancelamento de clientes).

Ferramentas Big Data

Como os projetos de Big Data trabalham com dados estruturados e não-estruturados, inclusive provenientes dos mais diferentes locais, é necessário realizar uma análise criteriosa para que eles sejam utilizados da melhor forma possível.

E isso ainda por cima precisa ser feito com agilidade, o que nem sempre está ao alcance de todas as organizações.

A boa notícia é que existem ferramentas de Big Data disponíveis no mercado, capazes de melhor gerenciar os dados armazenados. Neste link, por exemplo, você encontra informações sobre 20 delas (em inglês). As 5 primeiras da lista são:

Plataformas de Big Data: wconnect

A plataforma de big data da wconnect é usada para mapeamento de mercado, geração de leads e inteligência de crédito. Se você procura uma empresa que te auxilie na coleta e garimpo de dados de qualidade, gerenciamento e tomada de decisões, ela é uma boa opção.

Exemplos de empresas que revolucionaram o mercado com o Big Data

Vamos falar de empresas que já usam o potencial da tecnologia para qualificar seus resultados.

Confira dois exemplos que separamos para você:

Maplink

Com o uso de um software de rastreamento por satélite, a empresa conseguiu cruzar os dados dos mais de 400 mil automóveis de São Paulo e, então, fazer um diagnóstico do trânsito da cidade.

Dessa forma, é possível indicar os pontos de lentidão, a causa deles e as alternativas para aliviar o fluxo.

Nike

Através de uma parceria com uma empresa de tecnologia, ela conseguiu desenvolver um software usado durante a corrida, que informa a velocidade, distância, batimentos cardíacos e outros dados do atleta.

A grande sacada foi integrar o aplicativo com as redes sociais, estimulando outras pessoas a também compartilharem as suas conquistas.

Com esses dados postados na rede, a Nike ainda consegue compreender melhor o seu público e melhorar seus produtos.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Campaign Creators.