O que é Big Data? Em síntese, é um conceito que descreve o grande volume de dados (estruturados ou não estruturados) gerados a cada segundo.
Pense em quantas informações você disponibiliza online todos os dias: fotos postadas, curtidas, pesquisas… Agora multiplique isso por milhões de usuários. Além disso, carros, geladeiras e dispositivos vestíveis (wearable devices), conectados entre si, já são realidade.
Por isso o Big Data é tão essencial nos dias de hoje. Conseguimos obter informações de mercado por meio de nossos consumidores, extraindo o que eles estão dizendo sobre tudo o que você faz. Insatisfações, satisfações, desejos, necessidades entre outros, são possíveis de captar em mídias sociais e cruzar com dados internos de sua empresa e assim criar insights incríveis.
O que são os Vs do big data?
Volume: Refere-se exatamente à essa quantidade de dados que o Big Data lida.
Variedade: Facebook, Uber, Instagram…Todos são fontes de dados. E quanto mais dados e fontes eu tenho, maior é a possibilidade de garimpar informações úteis. Por isso a variedade de dados é tão importante.
Velocidade: Todo o processamento deve ser rápido. É necessário gerar informação com a maior agilidade possível para as tomadas de decisão sejam efetivas.
Leia também
Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira. O emaranhado de dados pode nos confundir, por isso todo cuidado é pouco para obtermos veracidade dos dados.
Valor: Se você direcionou esforços para gerar uma informação que não serve para nada, o valor do trabalho realizado será perto de zero, portanto, precisamos entender muito bem o contexto e necessidade para gerar a informação certa para as pessoas certas. Por isso falamos tanto em “informação útil”.
Agora que você conheceu os V’s do Big Data, sua cabeça deve estar borbulhando de dúvidas, e uma delas pode ser como essa diversidade de dados e fontes estão disponíveis para explorar.
Para saber mais, clique aqui.
Foto: Dole 777.