Análise: os clubes de futebol precisam profissionalizar seu conteúdo

Análise: os clubes de futebol precisam profissionalizar seu conteúdo

Com o anúncio da MP 984, publicada em 18 de junho deste ano, que dá o direito de transmissão de partidas para o clube mandante, surge a necessidade de que os clubes se tornem gestores profissionais de conteúdo.

Por Redação em 02/07/2020

Paulo Henrique Ferreira alerta: “os clubes de futebol precisam profissionalizar seu conteúdo!”

Com o anúncio da MP 984, publicada em 18 de junho deste ano, que dá o direito de transmissão de partidas para o clube mandante, surge a necessidade de que os clubes se tornem gestores profissionais de conteúdo. “É uma discussão que não tem volta. Até mesmo porque a gestão do conteúdo vai muito além dos direitos das imagens de uma partida. Passa pela gestão profissional, por parte do clube de futebol, de uma plataforma completa de conteúdo, focada nas mídias digitais. Principalmente no telefone celular”, afirma Paulo Henrique Ferreira, jornalista, diretor da Barões Digital Publishing e ex-diretor de mídias digitais do Lance!.

Segundo ele, o clube que oferecer conteúdo de qualidade se destacará no cenário. “Quem não gostaria, por exemplo, de acessar um portal de conteúdo do Esporte Clube Bahia, com informações sobre esportes, cultura e turismo relacionadas com o seu vibrante estado?”. Paulo Henrique, indica (inclusive) que o Tricolor de Aço é um dos times mais preparados para ser um curador de conteúdo, podendo apresentar causas de inclusão e diversidade muito bem-sucedidas.

“Quem não gostaria, por exemplo, de acessar um portal de conteúdo do Esporte Clube Bahia, com informações sobre esportes, cultura e turismo relacionadas com o seu vibrante estado?”

Ele afirma que está enganado quem pensa que a gestão do conteúdo trará gastos “indevidos” ao clube. Vejam o exemplo do Barcelona. Ele é muito mais que um clube de futebol. Os produtos criados para seu público geram renda extraordinária. “Até o Bayern de Munique, que desenvolveu sua plataforma de mídia em nível profissional, a estabeleceu como uma nova unidade de negócios do clube”, completa.

E se você ainda tem dúvidas se isso é importante ou não, veja os exemplos americanos: o basquete com a NBA e o hockey com a National Hockey League (NHL), e todos os conteúdos dos times, e os e-commerces, e as estatísticas, e os games, e tantos outros serviços.

E agora, você acredita que é preciso gerir os conteúdos de forma profissional?

Confira o artigo na íntegra aqui.


Foto: Flavio Salla.