A importância do FP&A na carreira em finanças

A importância do FP&A na carreira em finanças

Quando se trata do futuro financeiro de uma empresa, é preciso saber a real importância do FP&A na carreira em finanças.

Por Redação em 18/10/2021

Definitivamente, projetar o futuro não é nada simples. E quando se trata do futuro financeiro de uma empresa, é preciso saber a real importância do FP&A na carreira em finanças.

De acordo com Felipe Brunieri, Headhunter de Finanças na Assetz Expert Recruitment, a área de Finanças é a grande responsável pelas projeções de resultados, “é, se não a mais, uma das mais estratégicas dentro da companhia”.

Segundo uma publicação em seu Linkedin, para Brunieri, o FP&A – Financial Planning and Analysis, também conhecido como Planejamento Financeiro e Controle, Controle de Gestão ou até Business Controlling, é um passo indispensável para aqueles que desejam ocupar uma posição de CFO de forma mais rápida.

“ Trata-se de uma área que exige diversos skills técnicos e comportamentais que não são simples de desenvolver e não se encontra em qualquer profissional. Para atraí-los, as companhias não poupam esforços na remuneração e no oferecimento de um claro plano de carreira internamente. Alguns aspectos encontrados em FP&A contribuem diretamente para formação de grandes talentos e potenciais futuros C-Level”.

Por que o FP&A na carreira é tão importante?

A importância do FP&A na carreira em finanças, seja ele de forma clássica como a consolidação e a análise dos resultados, ou em uma função Business Partner, que trata do suporte efetivo ao negócio, tem interação com outras áreas da empresa.

Por isso se tornou tão relevante.

Para fazer a estimativa correta da projeção de vendas do próximo ano, é preciso consultar informações da equipe comercial, garantir que a empresa terá capacidade de produção e entrega, para então traçar a estratégia de marketing.

Dessa forma, mais uma vez, vemos a importância do FP&A na carreira. E justamente por isso, os profissionais que atuam nesta área são muito visados.

De acordo com Brunieri, o difere um bom profissional de FP&A na carreira é justamente a capacidade de olhar para todas as “frentes” da empresa, ou seja, para cada setor ou possibilidade, e estimular o desenvolvimento da visão de negócio, além de uma capacidade analítica diferenciada.

Para ler na íntegra, clique aqui.


Foto: Headway.