Tendência: empresas flexíveis no pacote de benefícios para colaboradores

Tendência: empresas flexíveis no pacote de benefícios para colaboradores

Muitas empresas brasileiras começaram a oferecer um pacote de benefícios mais flexível para seus colaboradores.

Por Redação em 17/07/2020

A pandemia causada pelo vírus chinês (coronavírus), mudou tantos hábitos na terrinha verde e amarela que até o campo empresarial foi afetado, mas desta vez, positivamente. Muitas empresas brasileiras começaram a oferecer um pacote de benefícios mais flexível para seus colaboradores.

Benefícios para colaboradores: como já era de se imaginar, com o avanço da pandemia, muitas empresas no Brasil começaram a repensar suas estratégicas como os colaboradores. Elas estão apresentando maior flexibilidade ao oferecer vantagens aos funcionários. Este foi o assunto do dia também no LinkedIn.

João Kluppel, diretor da Michael Page, em entrevista à Exame, afirmou que a necessidade do home office fez com que as empresas brasileiras oferecessem benefícios para manter o nível funcional em casa. “Um pacote de benefícios mais flexível, incluindo auxílio de internet, luz e telefone, no lugar do vale-transporte, por exemplo. Auxílios para móveis ou envio de equipamentos também podem se tornar tendência”, declarou.

Segundo ele, outra novidade que pode começar a fazer parte do plano de benefícios oferecidos pelas empresas brasileiras, é a implementação de programas de desenvolvimento profissional e cuidados com a saúde mental.

“Aqui no Brasil, as empresas começaram a fazer o movimento de oferecer um pacote de benefícios mais flexível, com sistemas de pontos ou opções para diferentes momentos de vida e de carreira. Ainda temos limites por causa da legislação e o próprio contrato com os fornecedores que impedem a mudança total, mas a tendência para a área é essa maior flexibilidade”, explica ele.

Novo normal

A Mobly, loja especializada em móveis e decoração, declarou à Exame que metade dos seus funcionários poderão aderir ao home office permanente, enquanto os demais, cerca de 300, continuarão presencialmente nas áreas de logística e nas lojas físicas.

Além de mudar a sede da empresa, o escritório terá espaço para100 pessoas e deve servir como ponto de apoio. Os benefícios oferecidos aos funcionários também estão sendo repensados. Um exemplo é a troca do vale-refeição por vale-alimentação (que dá direito a compras em supermercados). O vale-transporte também deverá ser repensado.

Segundo a reportagem da Exame, os funcionários da Mobly terão auxílio para acesso à internet, além da startup fornecer os computadores e cadeiras ergonômicas para montar a área de trabalho em casa.

Cartão utilidades

E se, ao invés de ter um vale-refeição ou vale-alimentação, o colaborador recebesse um cartão utilidades, com uma lista de benefícios bem mais ampla, indo de gastos com educação e equipamentos de informática a despesas com saúde e transporte? É isso o que o cartão In Mais Utilidade, distribuído pela empresa wconnect, propõe. O funcionário recebe um cartão e a empresa administra os valores.

Cartão InMais Utilidade. Foto: divulgação/InGrupo.

“É uma tecnologia que facilita a vida do funcionário. Não é simplesmente um cartão, mas sim uma solução de negócios para despesas corporativas. Também pode ser utilizado pela empresa para fazer repasses ou reembolsos.”, afirma o consultor de negócios, Thiago Rizzo.

Com informações da Exame.


Foto: Sincerely Media.