Rússia não recebeu a resposta que queria dos EUA sobre entrada da Ucrânia na Otan

Rússia não recebeu a resposta que queria dos EUA sobre entrada da Ucrânia na Otan

Otan não descarta possível entrada da Ucrânia, mas oferece vias diplomáticas para a Rússia.

Por Redação em 27/01/2022

A Rússia não recebeu a resposta que queria: a Otan não descarta uma possível entrada da Ucrânia.

O presidente russo Vladimir Putin havia pedido garantias de que Ucrânia não entraria na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Entretanto, os EUA e a Otan rejeitaram a exigência e reiteraram seu compromisso com a política de portas abertas da Otan.

A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nesta quinta-feira, 27. Entretando, de acordo com a imprensa russa, ainda pode haver espaço para mais discussões sobre outras questões.

Os Estados Unidos enviaram uma resposta por escrito para o governo Russo e a primeira rodada de negociações entre Kiev e Moscou está sendo mediada por Alemanha e França.

Na verdade, o presidente russo tem pedido também garantias de que “se cumpra a promessa feita de que a Otan não se expandiria mais“, especialmente em direção a países que faziam parte da antiga União Soviética.

Além disso, a Otan e a União Europeia prometeram ajuda a Ucrânia no dia 14/01/2022, depois que o país sofreu um ataque cibernético.

Coletiva de imprensa feita no dia 23/12/2021, em que Putin pede garantias sobre Ucrânia e expanção da Otan.

Rússia não recebeu a resposta que queria sobre possibilidade de entrada da Ucrânia na Otan

“Não se pode dizer que nossas ideias e preocupações foram levadas em consideração”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em ligação com jornalistas na quinta-feira (27/01/22).

Peskov disse que os documentos estão no momento nas mãos de Putin.

“Todos esses papéis estão com o presidente”, disse Peskov. “Não vamos apressar as conclusões, leva tempo para analisar.”

*Mari Gatti, escritora.


Foto: reprodução/YouTube