Rússia mantém venda de fertilizantes para o Brasil

Rússia mantém venda de fertilizantes para o Brasil

As vendas não foram suspensas, mas estarão inviabilizadas por causa dos conflitos, o que levou o ministério da agricultura a buscar novas fontes de abastecimento,.

Por Mari Gatti em 07/03/2022

A Rússia não suspendeu a venda de fertilizantes para o Brasil, de acordo com nota oficial da ministra Tereza Cristina. O comunicado veio depois de o governo russo ter feito um anúncio onde recomenda aos produtores locais de fertilizantes que suspendam as exportações para alguns países.

Entretanto, Cristina também informou que novas compras de fertilizantes russos estão inviabilizadas enquanto durar a guerra contra a Ucrânia.

Nota oficial compartilhada pela ministra da agricultura, pecuária e abastecimento em seu Instagram

A Rússia é um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes, correspondendo a cerca de 25% das importações brasileiras do produto.

Poucos dias antes da invasão à Ucrânia, o presidente Bolsonaro viajou para a Rússia, entre outras coisas, justamente para tratar com Putin sobre a venda de fertilizantes para o Brasil.

Busca por outras opções de fertilizantes para o Brasil

Em entrevista coletiva, Cristina disse que esta safra atual está garantida e que a preocupação é com a de verão, que será plantada entre setembro e outubro.

Ela afirmou também que irá ao Canadá, maior produtor de potássio do mundo, para negociar a compra de fertilizantes.

Entevista coletiva da ministra a respeito de fertilizantes, sanções do governo russo e busca de novos mercados

*Mari Gatti é escritora.