Quem são os relatores dos processos contra Moraes no STM?

Quem são os relatores dos processos contra Moraes no STM?

Ao menos três processos estão tramitando no Superior Tribunal Militar contra o ministro Alexandre de Moraes. Conheça os relatores!

Por Redação em 13/12/2022

Alexandre de Moraes vem acumulando processos nos útimos tempos. Não por acaso, ao menos três processos estão tramitando no Superior Tribunal Militar (STM) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Quer saber quem são os relatores dos processos contra Moraes no STM? Continue lendo.
Primeiramente, Wilson Issao Koressawa, promotor aposentado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), foi quem ajuizou na Corte. Koressawa é ex-juiz do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).
Embora Koressawa tenha subsídios o suficiente para tal atitude, os processos que estão em andamento no Superior Tribunal Militar estão sob a responsabilidade de três ministros diferentes.

Relatores dos processos

No dia 05 de dezembro (2022), a primeira ação foi ajuizada por Wilson Issao Koressawa, na Corte. A representação criminal, com direito a pedido de prisão preventiva contra Moraes, ficou sob a responsabilidade do ministro Artur Vidigal de Oliveira.
Sobre o Ministro Artur Vidigal de Oliveira, vale ressaltar que o mesmo ingressou no STM em 2010 por indicação do então presidente Lula. Antes disso, ele era consultor na Advocacia-Geral da União (AGU) na gestão do petista.
Já o segundo processo protocolado no Tribunal de Contas contra Alexandre de Moraes, foi ajuizado no dia 06 de dezembro (2022), e ficou sob a responsabilidade do ministro Claudio Portugal de Viveiros, militar da Marinha.
Sobre o ministro Claudio Portugal de Viveiros, vale enaltecer que ele é Almirante de esquadra, e tomou posse em agosto de 2021 após ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. O ministro começou a carreira na Marinha em 1975.
Enfim, o terceiro processo ajuizado contra Alexandre de Moraes no STM, tem data do dia 12 de dezembro (2022), e está sob a responsabilidade do ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira.
Assim como os demais, vale ressaltar que o ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira atua na corte desde meados de 2020 e também foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Oliveira é tenente-brigadeiro do ar, em outras palavras, é militar da Aeronáutica, e também bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Rafaela Biazi on Unsplash.