Entenda por que o governo Bolsonaro é diferente

Entenda por que o governo Bolsonaro é diferente

Eduardo Lunardelli Novaes é administrador de empresas e empresário. Ele resolveu contar ao mundo por que Bolsonaro é diferente.

Por Redação em 29/09/2022

Eduardo Lunardelli Novaes é administrador de empresas e empresário. Entre 2019 e 2021 fez parte do segundo escalão do Governo Bolsanaro. Ele resolveu contar por que o governo Bolsonaro é diferente de todos os outros que vieram antes.

Quatro pontos que garantem que o governo Bolsonaro é diferente

De acordo com o empresário Eduardo Lunardelli Novaes, foram 3 coisas que ele mesmo presenciou e uma das que ele não viu durante o período em que trabalhou no governo Bolsonaro.

1- Primeiramente, o Comitê de Ética da Presidência da República: instituido pelo Presidente em Janeiro de 2019. Este comitê tem como objetivo avaliar as pessoas que ocupam cargo de confiança desde o primeiro até o terceiro escalão no governo federal.

“Uma das coisas que tive que fazer foi autorizar a presidência da república a abrir o sigilo fiscal e financeiro casou existisse alguma atitude suspeita da minha parte”, conta.

Outra fato exigido pela presidência, por exemplo, foi a assinatura de uma declaração, a próprio punho, declarando que ele não tinha interesses pessoais ou profissionais com o cargo que passaria a ocupar.

Em outras palavras, um sistema de compliance.

2- A forma como as equipes eram formadas: o governo buscava pessoas com próposito, que tivesse alinhada com aquilo que o Presidente da República havia prometido enquanto era candidato, e capacidade técnica para ocupar os cargos que estavam concorrendo.

“Tudo o que se espera de um político é que ele tenha palavra e honre com as promessas que fez. Por isso a formação da equipe se tornou tão importante”, aponta

3- O estilo de governar do Presidente e a sua relação com os ministros: o Presidente da República, Jair Bolsonaro, dá muita autonomia para os seus ministros fazerem um trabalho técnico. Todavia, para as decisões estratégicas e com impacto nacional, o presidente era então consultado.

“Em resumo, três pontos muitos importantes: compliance, gente e gestão. Curiosamente, foram estes três princípios que eu vi durante toda a minha carreira na iniciativa privada”.

Saiba o que não viu Lunardelli Novaes

Eduardo Lunardelli Novaes conta que não presenciou sequer uma insinuação anti-republicana por quem quer que fosse.

“A razão é muito simples: o presidente Bolsonaro criou um ambiente tão profissional, tão técnico e tão limpo no Governo Federal, que qualquer pessoa mal intensionada tem medo de se aproximar com propostas indecorosas”.

Para assistir ao depoimento de Eduardo Lunardelli Novaes, no Linkedin, clique aqui.


Foto: reprodução/Pelo Bem do Brasil.