Presidente afirma que não insistirá para que Ucrânia entre na Otan

Presidente afirma que não insistirá para que Ucrânia entre na Otan

Zelensky diz que não quer ser um presidente que "está implorando de joelho por algo".

Por Redação em 09/03/2022

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que não vai insistir para que Ucrânia faça parte da Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Em entrevista para a emissora americana ABC no dia 08/03/2022, Zelensky afirmou o seguinte: Sobre a Nato, eu “maneirei” nessa questão faz muito tempo, depois que percebi que a aliança tem medo de coisas polêmicas e de confronto com a Rússia. Nunca quis ser um país que está implorando por algo de joelhos, e não seremos esse país, e eu não quero ser esse tipo de presidente.”

O governo russo havia dito que as condições para um cessar-fogo completo são: mudar a constituição ucraniana de forma a desistir da entrada do país na Otan, reconhecer a Criméia como parte da Rússia e reconhecer a independência das duas autodeclaradas repúblicas separatistas do Donbass.

A resposta dele, dada na entrevista, foi de que ele está aberto ao diálogo.

Zelensky não insistirá para que Ucrânia entre na Otan, mas tem receio de que Putin tente invadir outro país

O presidente ucraniano teme que Putin busque invadir outro país se nada for feito. “A questão é, quanto tempo podemos aguentar? Muitas coisas não dependem apenas de nós, vamos aguentar firme, mesmo que eles [russos] venham em todas as cidades, haverá insurgência. (…) Hoje, a guerra está aqui, amanhã estará (…) na Polônia, depois na Alemanha, isso é sério.”

Hoje, dia 9/03/2022, houve um cessar-fogo para que ucranianos possam deixar o país por meio de corredores humanitários.

* Mari Gatti, escritora.


Foto: Reprodução/YouTube