O que Putin quer da Ucrânia?

O que Putin quer da Ucrânia?

Em artigo publicado no ano passado, Putin, que é ex-agente da KGB, defende que russos e ucranianos fazem parte de um só povo.

Por Redação em 24/02/2022

Afinal, o que Putin quer da Ucrânia?

Em artigo publicado em julho do ano passado, por exemplo, o presidente russo comenta que o objetivo do Kremlin é unir novamente Rússia e Ucrânia, como nos tempos da União Soviética.

Putin falou sobre identificação étnica e afirmou que a quebra cultural a separação entre Ucrânia e Rússia não foram espontâneas, nem partiram do povo. Ele também fala de um “jogo político anti-rússia“, o qual repudia.

Em síntese, Putin quer unir Rússia e Ucrânia

“Mas o fato é que na Ucrânia hoje a situação é completamente diferente, já que estamos falando de uma mudança forçada de identidade, e o mais nojento é que os russos na Ucrânia são forçados não apenas a renunciar às suas raízes, de gerações de ancestrais, mas também a acreditar que a Rússia é sua inimiga. Não seria exagero dizer que o caminho para a assimilação violenta, para a formação de um Estado ucraniano etnicamente puro e agressivamente disposto para com a Rússia, é comparável em suas consequências ao uso de armas de destruição em massa contra nós. Como resultado de uma lacuna tão crua e artificial entre russos e ucranianos, o total do povo russo pode diminuir em centenas de milhares, ou mesmo milhões.” (…)

“Os interesses do povo ucraniano também não foram considerados em fevereiro de 2014. O justo descontentamento das pessoas causado pelos mais agudos problemas socioeconômicos, erros, ações inconsistentes das autoridades de então foi simplesmente usado com cinismo. Os países ocidentais intervieram diretamente nos assuntos internos da Ucrânia, apoiaram o golpe. Foi abalroado por grupos nacionalistas radicais. Seus slogans, ideologia, russofobia agressiva aberta de muitas maneiras começaram a determinar a política de estado na Ucrânia.” (…)

Passo a passo, a Ucrânia foi arrastada para um jogo geopolítico perigoso, cujo objetivo é transformar a Ucrânia numa barreira entre a Europa e a Rússia, numa cabeça de ponte contra a Rússia. Inevitavelmente, chegou o momento em que o conceito “A Ucrânia não é a Rússia” não serve mais. Foi preciso “anti-Rússia”, que nunca aceitaremos.

Vladmir Putin, em artigo publicado no Kremlin.

* Mari Gatti, escritora.


Foto: Valery Tenevoy