Planned parenthood investigada: histórico do caso

Planned parenthood investigada: histórico do caso

Planned Parenthood está sendo investigada por venda de órgãos. Uma série de mais de vídeos mostra funcionários comentando preços.

Por Redação em 05/11/2020

Em 2015, vazou o primeiro de uma série de vídeos que mostram funcionários da Planned Parenthood negocionando partes de bebês abortados (assassinados).

Um casal ligado ao grupo Center For Medical Progress fingiu estar interessado em fazer negócio. A seguir, ambos foram almoçar com uma funcionária da clínica: e conversam sobre preços de partes do corpo sem ela saber que estava sendo gravada. Para assistir a gravação completa, clique aqui.

Então, o departamento de justiça americano deu início às investigações.

Financiamento estatal e a resposta oficial da empresa

Grupos anti-aborto pediram que o Congresso cortasse o financiamento federal para a Planned Parenthood. A empresa recebeu 4,3 bilhões de dólares somente na última década.

Conforme disse Jeanne Mancini, presidente de um dos grupos pró-vida que se manifestaram quando o caso veio à tona, “os fundos do contribuinte não devem apoiar uma organização sob investigação federal por questões tão sérias”.

A multinacional, é claro, negou tudo. Ela disse oficialmente, a respeito do vídeo de 2015, que sua funcionária estava apenas discutindo hipóteses e possíveis implicações legais.

Dana Singiser, vice-presidente para relações governamentais, afirmou que “Essas acusações são infundadas e são parte de uma tentativa amplamente desacreditada de acabar com o acesso aos cuidados de saúde reprodutiva na Planned Parenthood”. Em outras palavras, ela disse que foi tudo um “grande complô” contra sua empresa.

“A Paternidade planejada nunca teve, e nunca teria lucro, ao mesmo tempo em que facilita a escolha de seus pacientes de doar tecido fetal para uso em pesquisas médicas importantes”, acrescenta ela.

Surpreendentemente, o quarto vídeo mostrou Savita Ginde, vice-presidente de uma das filiais da Planned Parenthood, dizendo que “Classificar como “pesquisa” nos dá certa vantagem sobre a coisa toda. Se houver alguém fazendo isso em um estado que seja realmente contra, é provável que seja apanhado”. Você pode ser o quarto vídeo, que foi divulgado

Planned Parenthood está sendo investigada há anos: quais são os resultados até agora?

A Planned Parenthood continua recebendo repasses governamentais, apesar dos esforços de Trump.

Ela recebeu uma indenização pelo “vazamento” do vídeo de 2015 (afinal, eles foram gravados por uma pessoa se fazendo passar por cliente).

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: Tingey Injury Law Firm.