Padre Paulo Ricardo denuncia Lei da Censura

Padre Paulo Ricardo denuncia Lei da Censura

Padre denuncia Lei da Censura - PL 2630, e convoca cidadão brasileiro a se inteirar sobre assunto que será votado sobre liberdade na internet.

Por Redação em 14/08/2020

Padre denuncia Lei da Censura e convoca cidadão brasileiro a se inteirar sobre assunto que será votado no Senado Federal.

Um projeto de lei, que segundo ele, “enfraquecerá tremendamente nossa democracia, com a potencialidade de impor uma censura total na internet”. Trata-se do PL 2630, uma “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”. Quem poderia ser contra a liberdade e a transparência nas redes sociais e serviços de mensagens, não é mesmo?

O Padre Paulo Ricardo sugere uma leitura cuidadosa do texto. O projeto de lei aparentemente fala de fake news mas, no entanto, não explica quem vai fazer a verificação dos dados e das informações publicadas. Segundo ele, o projeto de lei vai beneficiar somente e apenas os donos das grandes empresas de mídia do Brasil.

“Esses grandes conglomerados de mídia é que vão dizer se a sua postagem é fake ou verdadeira. Aí você me diz: mas padre, todos já perderam a paciência com fake news! Mas quem será o juiz da fake news? Uma pequena oligarquia vai julgar o que a maioria cristã faz, diz e o que é fato”, explica o padre que usa as redes sociais para evangelizar.

De acordo com o Portal Templário de Maria, o “principal inimigo a ser combatido” no caso desse projeto de lei é a desinformação. Já imaginou se em qualquer “conteúdo, em parte ou no todo, inequivocamente falso ou enganoso, passível de verificação, colocado fora de contexto, manipulado ou forjado, com potencial de causar danos individuais ou coletivos. Nas mãos de quem ficaria, efetivamente, o controle da internet?”.

O Padre Paulo Ricardo denuncia Lei da Censura, e em vídeo, diz: “Imagine você se esse projeto de lei viesse a ser aprovado e sancionado, que garantia haveria de que os chamados “verificadores de fatos independentes” seriam, de fato, independentes? A resposta é bem simples: nenhuma”.

A campanha sugerida e defendida pelo Padre Paulo Ricardo sugere o uso das hashtags #CensuraNao e #PL2630Nao.

Entenda o caso

O Senador Alessandro Vieira, a deputada Tábata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES), apresentaram projetos na Câmara dos Deputados, para votação em Plenário do Senado, dia 2 de junho de 2020, o PL 2630/2020 que prevê um “controle férreo” da internet no Brasil.

Segundo o Portal Templário de Maria, o senador afirmou que o projeto não prevê a remoção de conteúdo das postagens, mas apenas pretende combater a desinformação na Internet. O Portal questiona justamente quem será responsável pela avaliação das postagens.

Assista ao vídeo do Padre Paulo Ricardo:

https://youtu.be/DYjG-dK66eo

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.


Foto: reprodução/Youtube Templários de Maria.