Após espalhar fake news, youtuber será estrela de campanha do TSE

Após espalhar fake news, youtuber será estrela de campanha do TSE

Mesmo após espalhar fake news, youtuber Atila Iamarino será estrela de campanha contra fake news promovida pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

Por Redação em 28/07/2020

Mesmo após espalhar fake news, o youtuber Atila Iamarino será estrela de campanha contra fake news promovida pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo noticiado pela Revista Oeste, ignorando diversos estudos sérios – como o do Henry Ford Health System – o influencer digital afirmou que a cloroquina não tem efeito. “Apesar de parte da comunidade médica defender seu uso, ministros com Covid-19 apostarem em seus efeitos, o Exército informar que ela está salvando vidas e até um ex-integrante do governo Doria ter se autoreceitado, a cloroquina não funciona”. Pelo menos é o que garante o youtuber Atila Iamarino. A afirmação ignora declarações reais de quem venceu a Covid-19 utilizando a cloroquina como medicação principal no tratamento da doença. Fake news.

Tendo conhecimento do fato, o TSE divulgou que o youtuber Atila Iamarino será a estrela da nova campanha publicitária lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral e que veiculará em território nacional. A campanha tem como tema principal a notificação de notícias falsas e a importância de não ser compartilhado conteúdo inverídico.

youtuber será o porta-voz da campanha do TSE

youtuber será o porta-voz da campanha intitulada: “Se for fake news, não transmita”. Pasmem, de acordo com comunicado emitido pelo TSE, Atila Iamarino “tem atuado contra notícias falsas durante a pandemia do coronavírus”.

Foi afirmando que cloroquina não funciona que Atila foi convidado a participar de uma “live” ao lado do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. Na oportunidade ele disse que a divulgação de boatos sobre a doença pode levar milhares de pessoas à morte, de toda forma, espalhar fake news é crime.

“Agora, durante a pandemia da Covid-19, foi divulgada, no Irã, uma informação falsa de que o consumo de metanol evitaria a doença. Mais de mil pessoas morreram no país pelo consumo de metanol”, disse o youtuber.

De acordo com Luís Roberto Barroso, o próprio público pode ajudar na luta contra a disseminação de notícias falsas. “As mídias sociais, as plataformas de internet, os veículos de imprensa e a própria sociedade são os principais atores no enfrentamento da desinformação”, afirmou o ministro.

A campanha deve veicular em todos os veículos de comunicação.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Átila Iamarino.