Quanto tempo Lula ficou preso na carceragem da Polícia Federal?

Quanto tempo Lula ficou preso na carceragem da Polícia Federal?

Lula, atual presidente do Brasil, ficou preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, cidade no estado do Paraná

Por Redação em 26/01/2023

Lula, atual presidente do Brasil, ficou preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, cidade no estado do Paraná. Ao todo, Lula ficou preso no Sul do Brasil, por 580 dias, entre os anos de 2018 e 2019.

Antes de tudo, ele foi preso no dia 7 de abril de 2018. Apesar de ser solto no dia 8 de novembro de 2019, após decisão do STF, Superior Tribunal Federal, a Suprema Corte brasileira.

Lula foi condenado em processos de corrupção e lavagem de dinheiro.

Lula ficou preso por corrupção

Em 2017, a revista inglesa The Economist publicou uma reportagem na qual apontou Lula como um dos políticos mais corruptos do mundo. Ainda assim, a reportagem cita a condenação de Lula em alguns processos judiciais relacionados a corrupção e lavagem de dinheiro.

De maneira idêntica, muitos processos judiciais apontam políticos e líderes como condenados. Veja abaixo alguns exemplos dos casos mais notórios que incluem:

  • O ex-presidente Michel Temer: condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em agosto de 2018. Acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em casos relacionado ao esquema de propina da Petrobras.
  • O ex-presidente Fernando Collor de Melo: condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em processos relacionados ao uso de verbas públicas. Durante seu governo, foram cometidas fraudes em licitações.
  • O ex-governador do estado de São Paulo e atual vice-presidente, Geraldo Alckmin: condenado por corrupção. Vários processos relacionados ao recebimento de propina para beneficiar empresas durante seu mandato. Ainda assim e apesar disso, é o atual vice-presidente do Brasil.

Essa é apenas uma lista de exemplos e não é exaustiva. Todavia, vale destacar que a corrupção é uma praga presente em diversas esferas da sociedade e ações são tomadas para combater isso.

A recente escolha do ministério por Lula, por exemplo, causa preocupação. A maioria com dezenas de processos como corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Portanto, tememos que esta lista vá aumentar muito em breve.

Fonte: OpenAI.


Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil.