CDC não publica grande parte dos dados sobre Covid-19, diz The New York Times

CDC não publica grande parte dos dados sobre Covid-19, diz The New York Times

O CDC teria retido dados porque eles "poderiam ser mal interpretados e usados por grupos antivacina".

Por Mari Gatti em 21/02/2022

Segundo o controverso jornal The New York Times, o CDC não está publicando uma grande parte dos dados sobre Covid-19. A publicação a respeito foi feita no dia 20/02/2022.

Quando o CDC publicou os primeiros dados significativos sobre a eficácia das doses extras em adultos com menos de 65 anos,duas semanas atrás, deixou de fora os dados relacionados a pessoas de 18 a 49 anos “porque as duas primeiras doses já os deixaram bem protegidos”, segundo o jornal.

“Grande parte das informações retidas poderia ajudar as autoridades estaduais e locais de saúde a direcionar melhor seus esforços para controlar o vírus. Dados detalhados e oportunos sobre internações por idade e raça ajudariam as autoridades de saúde a identificar e ajudar as populações de maior risco. Informações sobre internações e óbitos por idade e situação vacinal teriam ajudado a informar se adultos saudáveis precisavam de vacinas de reforço. E a vigilância extra em todo o país detectaria surtos e variantes emergentes cedo. Sem os dados de reforço para os de 18 a 49 anos, os especialistas externos que as agências federais de saúde procuram para conselhos tinham que confiar nos números de Israel para fazer suas recomendações sobre as tomadas.”

The New York Times

Kristen Nordlund, porta-voz do CDC, disse que a agência tem demorado a liberar dados “porque basicamente, no final do dia, eles ainda não estão prontos para o horário nobre”. Ela afirmou ainda que a “prioridade da agência ao coletar quaisquer dados é garantir que sejam precisos e acionáveis”.

De acordo com a reportagem, o CDC estaria preocupado com uma suposta “má interpretação dos dados” relacionando internações, mortes e número de doses.

The New York Times, CDC e a não publicação de dados sobre mortes e internações por Covid-19 que possam “ser usados contra as vacinas”

A preocupação com a má interpretação dos dados de internação discriminados pela situação vacinal não é exclusiva do CDC. Na quinta-feira, autoridades de saúde pública da Escócia disseram que parariam de divulgar dados sobre hospitalizações e mortes de Covid por estado de vacinação devido a temores semelhantes de que os números seriam mal representados por grupos antivacinas.

The New York Times

Em outras palavras, a observação dos dados poderia levar a acreditar que “as vacinas não são tão efetivas assim”. Então, preferiram não repassar os dados a população (eu e você, leitor).

* Mari Gatti, escritora.


Foto: Reprodução/YouTube

TAGS