Mulheres e famílias saem fortalecidas da pandemia

Mulheres e famílias saem fortalecidas da pandemia

Mulheres e famílias saem fortalecidas da pandemia; saúde e educação viram temas centrais para os brasileiros, é o que aponta uma pesquisa feita pela Febraban, a Federação Brasileira de Bancos.

Por Redação em 25/07/2020

Mulheres e famílias saem fortalecidas da pandemia causada pelo vírus chinês. Saúde e educação viram temas centrais para os brasileiros. É o que aponta uma pesquisa feita pela Febraban, a Federação Brasileira de Bancos.

“Após quatro meses de isolamento social, as famílias brasileiras passaram pelo teste de fogo do confinamento e sairão fortalecidas desse período. Ao mesmo tempo, as mulheres assumiram maior responsabilidade, não apenas no sustento da casa, mas também na gestão do orçamento doméstico. A crise sanitária, que pegou o mundo desprevenido e mudou subitamente as rotinas das pessoas, trará consequências importantes para as estruturas familiares, que tendem a se unirem mais e se preocuparem mais com a saúde”, aponta a pesquisa noticiada no site da Febraban.

Este é o segundo levantamento realizado pelo Observatório Febraban. A pesquisa Febraban-Ipespe teve como parâmetro as respostas coletadas entre os dias 7 e 15 de julho, com 1,5 mil mulheres e homens responsáveis pelo sustento das casas, com amostras de todas as regiões do país.

“O isolamento social, ao forçar a reconfiguração da agenda nos lares, aumentou o papel da mulher na gestão do orçamento e no planejamento do futuro das famílias”, Antonio Lavareda

“Seguindo seu propósito de ser um levantamento aprofundado, que mapeia a visão da população sobre os temas que impactam o Brasil, a nova pesquisa Observatório Febraban revela algo interessante: apesar do aumento da carga de trabalho doméstico e do convívio intenso em meio à pandemia, não foi relatada intensificação de conflitos familiares”, diz Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Mulher aumenta seu papel nas famílias

“Embora estejam pagando um preço alto na pandemia, afetadas pelo desemprego e sobrecarregadas com tarefas domésticas, as mulheres sairão dessa fase histórica mais empoderadas. Essa segunda rodada do Observatório Febraban mostra que o isolamento social, ao forçar a reconfiguração da agenda nos lares, aumentou o seu papel na gestão do orçamento e no planejamento do futuro das famílias”, diz o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

O Observatório Febraban, pesquisa Febraban-Ipespe, é parte de uma série de medidas da Febraban para gerar maior proximidade dos bancos com a população e a economia real.

Mais informações, leia aqui.


Foto: Jude Beck.