Vírus chinês já circulava na Itália desde dezembro de 2019

Vírus chinês já circulava na Itália desde dezembro de 2019

Os primeiros indícios do vírus chinês é que ele já circulava na Itália desde dezembro de 2019. As cidades do norte da Itália, Milão e Turim, fizeram parte do estudo realizado pelo instituto.

Por Redação em 20/06/2020

Estudos apresentados pelo Instituto Superior de Saúde italiano apontam que o vírus chinês circulava na Itália desde dezembro de 2019.

O Istituto Superiore di Sanità (ISS) realizou análises de águas residuais (esgoto) antes mesmo da detecção oficial do primeiro caso no país. Os primeiros indícios do vírus chinês é que ele já circulava na Itália desde dezembro de 2019. As cidades do norte da Itália, Milão e Turim, fizeram parte do estudo realizado pelo instituto.

O estudo analisou 40 amostras de águas residuais coletadas entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 e 24 amostras de controle entre setembro de 2018 e junho de 2019. Diante do quadro, foi possível isolar com segurança a presença do vírus no mês de dezembro.

Enquanto noticiava-se a data inicial como 21 de fevereiro, as amostras coletadas anteriormente em purificadores dos centros urbanos no Norte apontaram a intercorrência do vírus chinês e, o mais importante, ele já circulava entre a população.  

O relatório apresentado pelo instituto aponta detalhes sobre pacientes internados com os sintomas e, após a realização de exames, eles testaram positivo para o vírus chinês.

Atualização de casos

O número total de mortos pelo vírus chinês na Itália chegou a 34.561, já o total de casos notificados é de 238.011.

Com informações do site R7.


Foto: KOBU Agency no Unsplash.