Milton Friedman e sua obra

Milton Friedman e sua obra

Milton Friedman é considerado um dos principais defensores do liberalismo econômico e um dos mais influentes economistas do século.

Por Redação em 16/01/2023

Milton Friedman foi um economista americano do século XX e é considerado um dos principais defensores do liberalismo econômico. Além disso, é consideado um dos mais influentes economistas do século.

Ele desenvolveu uma série de teorias importantes que ainda são estudadas e debatidas hoje. Entre elas, a teoria da quantidade de dinheiro, a escola monetarista e a teoria da escolha social.

Milton Friedman e a quantidade de dinheiro

Uma das principais contribuições de Friedman foi a teoria da quantidade de dinheiro. De acordo com a teoria, a oferta de dinheiro é a principal determinante do nível de preços e do crescimento econômico.

De acordo com sua linha de raciocínio, a inflação é causada pela expansão excessiva da oferta de dinheiro. Dessa forma, a estabilidade monetária é essencial para o crescimento econômico saudável.

Milton Friedman também foi um defensor da política monetária como meio para controlar a inflação e estabilizar a economia, por exemplo.

Escola monetarista

Friedman também desenvolveu a chamada “escola monetarista” que se concentra na análise monetária como a principal determinante do crescimento econômico e da estabilidade.

Entre seus argumentos:

  • A estabilidade economia vem através da política monetária;
  • A estabilidade monetária é um pré-requisito para o crescimento econômico.

Teoria da escolha social

Outra teoria importante de Friedman é a chamada “teoria da escolha social”. Ela afirma que as políticas econômicas devem ser avaliadas com base em seus efeitos sobre a sociedade como um todo. Assim, não apenas em sua eficiência econômica.

De acordo com ele, as políticas econômicas devem ser baseadas em princípios de liberdade individual e de mercado livre. Já as políticas de intervenção governamental tendem a causar distorções e ineficiências na economia.

Em suma, a obra de Milton Friedman foi fundamental para o desenvolvimento da economia liberal e ainda hoje é objeto de estudo e debate.

As teorias da quantidade de dinheiro, escola monetarista e teoria da escolha social são alguns dos principais tópicos de sua obra e contribuíram para o entendimento da economia como um todo.

Vale ressaltar outrossim, que Milton Friedman também foi um defensor ferrenho da liberdade econômica e do livre mercado. Sua defesa da política monetária como meio para estabilizar a economia e controlar a inflação continua sendo influente até hoje.

Além disso, as políticas econômicas devem agir com base em seus efeitos sobre a sociedade como um todo, e não apenas em sua eficiência econômica.

Contudo, ele também foi um crítico ferrenho do socialismo e do planejamento centralizado. Sua obra tem sido influente em muitos campos, incluindo a economia, a política e a filosofia.

Milton Friedman também foi um professor universitário, escritor e pensador político, afinal suas ideias continuam sendo amplamente estudadas e debatidas até hoje.

Fonte: OpenAI.


Foto: reprodução/Medium.