Metaprofissões e blockcarreiras: conheça as novidades da TI

Metaprofissões e blockcarreiras: conheça as novidades da TI

2022 começou cheio de novidades. Uma delas é a coluna de Mauricio Conti no Blocknews. O tema de hoje é metaprofissões e blockcarreiras?

Por Redação em 01/02/2022

O ano de 2022 começou cheio de novidades. Que tal falarmos sobre metaprofissões e blockcarreiras?

Como estava dizendo, as novidades deste ano estão, em grande maioria, voltadas ao mercado de trabalho e a tecnologia da informação, ou para os mais íntimos com o termo, simplesmente TI. 

Todavia, no mercado de blockchain, não é diferente. Todos os dias criam-se novas demandas e consequentemente, a necessidade de novos especialistas no assunto.

De acordo com a Brasscon, até 2025 devem surgir cerca de 800 mil novas vagas na área de TI e as novas profissões são bastante promissoras.

Vale a ressalva de que este setor costuma pagar mais pelo menos 3 vezes mais do que a média salarial do brasileiro. 

Falando nisso, e antes de tudo, que tal conhecermos algumas dessas novas e promissoras funções: metaprofissões e blockcarreiras?

TI e as metaprofissões e blockcarreiras

Arquiteto de Sistemas Blockchain

Uma importante função dentre as blockcarreiras é o arquiteto do blockchain.

Sim, ele pode ser um grupo ou uma pessoa, sobretudo com a capacidade de projetar a estrutura blockchain. E aí estamos falando daqueles que criam projetos e integrações, por exemplo.

Em contrapartida, é função também do arquiteto de sistemas blockchain alertar quando a tecnologia não deve ser utilizada. 

Segurança de metaverso

Entre as metaprofissões, totalmente atual, o segurança de metaverso tem a função de prever como as funcionalidades do metaverso serão usadas. Isso porque ele é o cara da segurança e deve conhecer todos os componentes críticos do sistema, além de evitar os temidos ataques cibernéticos e possíveis fraudes. 

Construtor de 3D para metaverso

O que antes era definido exclusivamente por códigos, agora é preciso usar a imaginação para criar algo que ainda não conhecemos. E esse é justamente o caso do construtor de 3D para metaverso.

Afinal, ele terá que contar com a possibilidade do uso de sensores, super câmeras, fones e óculos de realidade virtual, para proporcionar a melhor experiência aos usuários.

Consultor Blockchain para Negócios

Esse é importante! Um consultor blockchain para negócios deverá ser capaz de entender todas as características e possibilidades de uso da solução para cada tipo de negócio, e assim, como gerar valor para determinado segmento ou vertical. 

Vamos falar a verdade: o consultor de blockchain para negócios certamente terá uma blockcarreira e tanto!

Gestor de Fundos Tokenized/CriptoAtivos

É responsabilidade de um gestor de Fundos Tokenized/CriptoAtivos, por exemplo, entender a legislação e gerir fundos de pequeno, médio e grande porte.

Além disso, deverá ter habilidade com bolsa de valores/trading/funding. E o mais importante, gerir de maneira consciente os criptoativos de sua carteira.

Aassunto de hoje: metaprofissões e blockcarreiras

E ai, se interessou sobre o setor de TI, as metaprofissões e blockcarreiras? Eu espero que sim.

Se você chegou até aqui, muito obrigado!

Até logo. Nos encontramos nos próximos artigos do Portal Blocknews!

Eu sou Mauricio Conti, Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, Conselheiro Administrativo, Profissional de tecnologia e Saúde Digital, influenciador digital nas áreas de Blockchain, Web3 e NFT.


Foto: Freepik.