Há milhares de vagas em TI no Brasil

Há milhares de vagas em TI no Brasil

Há milhares de vagas em TI. Com a competição por profissionais na área e empresas no exterior pagando em dólares, fica difícil a competição por bons funcionários.

Por Redação em 08/10/2021

Vagas em TI mostram a resiliência do setor, em comparação com a média. Aliás, um estudo realizado pela Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – aponta déficit de mais de 250 mil vagas em TI no País nos próximos anos.

Imposições de quarentenas e lockdowns aceleraram a digitalização das empresas e fizeram com que crescesse ainda mais a demanda do que a quantidade de profissionais formados para atendê-la.

Dado esse verdadeiro apagão, algumas empresas passaram a investir diretamente na formação de profissionais que possam atender as demandas emergentes em todo o mundo. A everis Brasil está nessa lista.

Vagas em TI: diferença entre oferta e demanda por funcionários leva empresa a pagar pela formação no setor

Ricardo Neves, CEO da empresa de consultoria everis Brasil, escreveu um texto para o site hsm a respeito da demanda por profissionais.

Ele afirmou o seguinte: “Sim, atualmente trabalhamos juntos, até os concorrentes, para formar pessoas para nosso mercado. Aqui na everis, recentemente, abrimos 15 mil bolsas de estudo para pessoas plurais. Como tenho comentado em textos recentes, a tecnologia é também um mercado capaz de acolher a diversidade. Precisamos de diferentes habilidades e vivências para promover a melhor experiência tecnológica para o consumidor. Isso se faz com um time plural.”

Neves destacou também a atuação de algumas edutechs e ONGs, focadas na formação de profissionais em tecnologia da informação, como a Generation, Digital Innovation One, Meu Futuro Digital, EducAfro, AutismoTech, PrograMaria e Driven. “Conheci uma ex-moradora de rua que hoje é programadora”, conta ele.

A tentativa de se blindar contra a mão-de-obra externa não funciona

De acordo com Ricardo, são os altos impostos para importação de serviços de mão-de-obra estrangeira“protege” o mercado de trabalho interno. Entretando, isso não fomenta a formação de brasileiros que possam ocupá-las.

Sim, há vagas. Há milhares delas. Precisamos nos organizar como sociedade, integrando iniciativas privadas e públicas a fim de garantir emprego agora e no futuro para milhares de pessoas. Disso depende também o posicionamento futuro do nosso país! Profissionais para TI precisam de habilidades de raciocínio lógico. É mais matemática que metafísica e isso se desenvolve com trabalho.

Ricardo Neves.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: ThisisEngineering RAEng.