A tecnologia que ainda hoje assusta a alguns, é a mesma que beneficia milhares de outros. O blockchain agora é utilizado na saúde e isso se tornou um marco para a ciência.
De acordo com um estudo do Healthcare Rallies for Blockchain da IBM, divulgado no portal Saúde Bussiness, somente 16% dos executivos de saúde entrevistados tinham planos reais para implementar soluções de blockchain.
A verdade é que, na prática, o blockchain na saúde pode se tornar um modelo incrível para a troca de informações entre médicos.
“Uma rede nacional de blockchain para registros médicos pode melhorar a eficiência e os resultados de saúde para os pacientes”.
Como a tecnologia na saúde pode ser favorável?
Poderia ser complicado, mas a prática é bastante simples. Imagine aliar a tecnologia e a segurança de um sistema bancário, à área da saúde.
A segurança para a troca de informações na área é apenas uma delas.
“A tecnologia tem o potencial de transformar a assistência médica, aumentar a privacidade e interoperabilidade dos dados, e é claro, empoderar dos pacientes na posse e controle das próprias informações de saúde”.
Em outras palavras, isso significa que mesmo que um paciente chegue inconsciente ao atendimento, o médico terá acesso ao histórico de saúde do paciente. E o melhor, de forma correta e precisa.
Embora, isso só se torne possível com as definições, permissões e os comandos do paciente.
Leia também
Blockchain é um sistema descentralizado capaz de registrar e guardar diversos registros.
Como já falamos aqui no altavista.news, o blockchain é altamente seguro, capaz de registrar informações em blocos de transações e armazená-las em um registro digital.
Simples Receita: a prática do uso do blockchain na saúde
A plataforma Simples Receita foi criada pela wconnect e colocada em prática com o apoio tecnológico do CPQD.
Em suma, a Simples Receita mudou a relação entre médicos e pacientes.
Via plataforma, o paciente é atendido via telemedicina, e a receita médica fica registrada em blockchain. Em seguida, a receita é enviada para uma farmácia e a transação de compra do medicamento é efetuada. Então a farmácia entrega a medicação na casa do paciente.
“Utilizamos blockchain a favor da saúde. Otimizamos um atendimento necessário em plena pandemia, evitando a exposição desnecessária de pacientes do grupo de risco da Covid-19”, conta Mauricio Conti, fundador da wconnect.
A plataforma Simples Receita tornou-se conhecida mundialmente ao ser uma das vencedoras do SantanderX Tomorrow Challenge, em 2020. Um concurso mundial que envolveu mais de 800 iniciativas.
Para saber mais, clique aqui.
Foto: Elia Pellegrini.